Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Sala de Imprensa > Notícias > Prêmio CAPES de Tese 2018 tem recorde de inscrições
Início do conteúdo da página
Eventos

Prêmio CAPES de Tese 2018 tem recorde de inscrições

Publicado: Sexta, 17 Agosto 2018 18:46 | Última Atualização: Segunda, 10 Setembro 2018 10:38

Encerradas em 27 de junho, as inscrições para o Prêmio CAPES de Tese 2018 bateram recorde nesta edição: foram 939 trabalhos inscritos.
Darson Astorga, diretor da Coordenação Executiva dos Órgãos Colegiados, explica que a premiação, voltada para o universo acadêmico, tornou-se a principal da academia brasileira. “Se o Brasil tivesse um Oscar da educação, este certamente seria o Prêmio CAPES de Tese”. O júri é composto pelos mais renomados especialistas de cada área. “Um produto que tenha sido, efetivamente, destacado por um grupo de grandes pesquisadores, é um Oscar”, pontua.
Nos anos anteriores registraram-se 735 (2015), 774 (2016) e 914 (2017) inscrições.

Avaliação
Já entrando na fase de avaliação, as teses devem preencher alguns requisitos específicos, tais como: escritas em português, produzidas em universidade brasileira, orientadas por brasileiro, podendo ter coorientação de estrangeiro. Podem também ter dupla diplomação (quando defendidas no Brasil e no exterior).
A análise é feita por professores de universidades brasileiras indicados pelos coordenadores de área da CAPES. Dentre os critérios de julgamento estão a originalidade do trabalho, sua relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural, social e de inovação, além do êxito obtido pelo candidato em sua pesquisa.
Será premiada uma tese em cada uma das 49 áreas de conhecimento. Outras duas teses, em cada uma das áreas, também poderão ser agraciadas com uma Menção Honrosa. Serão concedidos, ainda, prêmios especiais para áreas pré-determinadas em parceria com a Interfarma e a Comissão Fulbright. O Grande Prêmio CAPES de Tese será outorgado em parceria com a Fundação Conrado Wessel.Conheça o processo de avaliação do Prêmio CAPES de Tese 2018, veja o vídeo.

Prêmio CAPES de Tese 2018
Criado em 2005, o Prêmio CAPES de Tese é oferecido anualmente às melhores teses de doutorado de cada uma das 49 áreas do conhecimento. Os critérios de premiação devem considerar a originalidade do trabalho, sua relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural, social e de inovação, o valor agregado pelo sistema educacional ao candidato.
Duas teses, em cada uma das áreas, também poderão ser agraciadas com a Menção Honrosa. São concedidos, ainda, prêmios especiais para áreas pré-determinadas, em parceria com a Fundação Carlos Chagas e a Comissão Fulbright.
Por fim, há a entrega do Grande Prêmio CAPES de Tese, concedido em parceria com a Fundação Conrado Wessel, à tese de maior destaque de cada área da Ciência (científica, saúde e humanas).

Entenda o que é o Prêmio CAPES de Tese:

 

(Brasília – Redação CCS/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'CCS/CAPES

Fim do conteúdo da página