Sala de Imprensa Notícias CAPES vai à Câmara debater a ciência no país
Debate

CAPES vai à Câmara debater a ciência no país

Publicado: Sexta, 13 Julho 2018 08:07 , Última Atualização: Sexta, 13 Julho 2018 08:17

Realidade e perspectivas futuras para o desenvolvimento da ciência e tecnologia brasileiras. Este foi o assunto que mobilizou a Comissão Geral “Marcha para a Ciência - Debate sobre o presente e o futuro do setor de CT&I no Brasil”, que aconteceu na Câmara dos Deputados, nesta quinta-feira (12). Após o debate, foi aberta no Espaço da Taquigrafia a “Mostra SBPC 70 anos: Ciência Educação Hoje Ontem Amanhã”.

Presente no encontro, o presidente da CAPES, Abílio Baeta Neves, considerou que as discussões levantadas na ocasião foram bastante oportunas. Sua fala destacou o papel da CAPES na pós-graduação brasileira, que forma, anualmente, cerca de 30 mil mestres e 20 mil doutores. "A CAPES é responsável já consolidada pelo sistema de pós-graduação stricto sensu no Brasil. As universidades e institutos brasileiros são responsáveis pela maior parte, quase a totalidade, da pesquisa deste país", afirma.

Presidente Abílio Baeta discursa em comissão na Câmara
Presidente Abílio Baeta discursa em comissão na Câmara (Foto: Renato Borges – CCS/CAPES)

Além da CAPES, participaram do debate representantes de diversas instituições ligadas à pesquisa científica, entre elas a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Academia Brasileira de Ciências (ABC), Associação Nacional dos Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq), Empresa Brasileira de Inovação e Pesquisa (Finep), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Marinha do Brasil, Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC).

Representantes de entidades debatem pesquisa científica no Brasil
Representantes de entidades debatem pesquisa científica no Brasil (Foto: Renato Borges – CCS/CAPES)


(Lucas Santos – CCS/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura ‘CCS/CAPES)

Compartilhe o que você leu