Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Sala de Imprensa > Notícias > Comissão analisa propostas para o Plano Nacional de Pós-Graduação
Início do conteúdo da página
Avaliação

Comissão analisa propostas para o Plano Nacional de Pós-Graduação

Publicado: Quarta, 13 Junho 2018 19:13 | Última Atualização: Sexta, 15 Junho 2018 16:18

A Comissão Especial de Acompanhamento do Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG) apresentou um documento com uma síntese de propostas durante reunião ocorrida em 12 de junho, na sede da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), em Brasília. No encontro, realizado na abertura do primeiro encontro do novo colegiado do Conselho Técnico Científico da Educação Superior (CTC-ES), foram apreciadas recomendações de diversas entidades sobre o Sistema de Avaliação da Pós-Graduação no Brasil. Essa foi a quinta reunião da comissão em 2018.

Comissão do PNPG reúne com CTC-ES
Comissão do PNPG reúne com CTC-ES

O presidente da comissão, Jorge Audy, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), ressaltou a importância desse convite feito pela Diretora de Avaliação da CAPES, Sônia Nair Báo. Na oportunidade, a comissão mostrou o andamento dos trabalhos. “Pudemos refletir em conjunto com o CTC, debatendo sobre esse tema. Além disso, nos comprometemos a voltar no CTC de agosto para apresentar os resultados da nossa Comissão”, contou Audy.

Após a apresentação, a Comissão do PNPG ouviu as considerações dos membros do CTC-ES sobre os assuntos abordados. Também está previsto um encontro semelhante com o Fórum Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-graduação (FOPROP). Joviles Trevisol, presidente do FOPROP, integra a comissão.

Para Lívio Amaral, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), os trabalhos da comissão têm o objetivo de confeccionar uma única proposta, contendo uma compilação as sugestões recebidas. O intuito é aprimorar o modelo da avaliação da pós-graduação, realizada pela CAPES.

Presidente da Comissão Jorge Audy, com Livio Amaral e Diretora Sônia Baó
Presidente da Comissão Jorge Audy, com Livio Amaral e Diretora Sônia Báo

Proponentes
Entre as entidades que colaboraram na proposição do documento estão, o CTC-ES, contribuíndo com grande parte das propostas, a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior no Brasil (Andifes); Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem); Associação Brasileira das Universidades Comunitárias (ABRUC), Fórum Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-graduação (FOPROP); Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC); Academia Brasileira de Ciências (ABC); Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); Empresa Brasileira de Inovação e Pesquisa (Finep); Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap); Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação (Consecti); Conselho Nacional de Educação (CNE); Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC); e Ministério da Ciência, tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

(Gabriela Matos - Brasília - CCS/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'CCS/CAPES

Fim do conteúdo da página