Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Sala de Imprensa > Notícias > CAPES realiza primeira reunião com nova formação do CTC-ES
Início do conteúdo da página
Avaliação

CAPES realiza primeira reunião com nova formação do CTC-ES

Publicado: Quarta, 13 Junho 2018 14:51 | Última Atualização: Sexta, 15 Junho 2018 18:09

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) realizou nesta terça-feira, 12, a primeira reunião com a nova formação do Conselho Técnico Científico da Educação Superior (CTC-ES). A Comissão Especial de Acompanhamento do Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG) participou do encontro como convidada.

A Comissão apresentou aos membros do CTC-ES um pré-documento, formulado a partir de propostas para o aprimoramento do Sistema de Avaliação da Pós-Graduação no Brasil, recebidas de entidades atuantes na educação brasileira. Entre as instituições proponentes, estão o próprio CTC-ES, com a maior parte das contribuições, o Fórum Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-graduação (FOPROP); a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC); a Academia Brasileira de Ciências (ABC) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

13062018 CTC ES MG 0088
Novos membros do CTC-ES reúnem-se na CAPES (Foto: Haydée Vieira - CTC-ES)

Segundo o presidente da Comissão, Jorge Luís Nicolas Audy, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) “após concluída análise, o documento com a síntese das propostas recebidas será apresentado ao Conselho Superior da CAPES”. As propostas foram solicitadas pela Comissão em novembro de 2017 e recebidas de janeiro a abril de 2018.

Comissão
Durante esta que foi a 177ª Reunião do CTC-ES, Lívio Amaral, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), apresentou um breve histórico sobre o sistema de avaliação do PNPG e sua implantação na educação brasileira.

De acordo com Amaral, quando do lançamento do Plano Nacional de Pós-Graduação, em 2011, já estava prevista a criação de um Comitê permanente e independente para acompanhar e monitorar a implantação do PNPG e conhecer e elaborar a Agenda Nacional de Pesquisa. A Comissão Especial de Acompanhamento do PNPG se reporta ao Conselho Superior da CAPES para acompanhar todos os capítulos do PNPG, dentre eles, o Sistema de Avaliação da Pós-Graduação.

(Gabriela Matos - Brasília - CCS/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'CCS/CAPES

Fim do conteúdo da página