Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Sala de Imprensa > Notícias > CAPES e Moçambique estabelecem diálogo sobre fomento educacional
Início do conteúdo da página
Brasil/África

CAPES e Moçambique estabelecem diálogo sobre fomento educacional

Publicado: Quinta, 07 Junho 2018 12:43 | Última Atualização: Quinta, 07 Junho 2018 15:04

07062018 comitiva mocambique 0012
Dr. Octávio Manuel de Jesus apresentou a demanda por bolsas de Moçambique (Foto: Haydée Vieira – CCS/CAPES)

Representantes de instituições financiadoras do ensino superior de Moçambique conheceram a experiência de fomento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) em reunião ocorrida nesta quinta-feira, 7, na sede da agência, em Brasília.

Participaram do encontro o diretor geral do Instituto de Bolsas de Estudo (IBE) de Moçambique, Octávio Manuel de Jesus, e o diretor adjunto de Planificação do Ministério da Ciência e Tecnologia de Moçambique, Aberto Tonela. Segundo Manuel de Jesus, a intenção é prover condições para todos que tenham interesse em prosseguir nos estudos. “Há muita demanda por formação em nosso país e nosso orçamento é limitado. O Brasil pode fornecer elementos para desenvolvermos nossa política de financiamento estudantil”, pontuou o dirigente.

O diretor de Programas e Bolsas no País da CAPES, Geraldo Nunes, apresentou a operação do financiamento de bolsas, custeio, capital e do Portal de Periódicos. “Há mais de 60 anos, optamos por subsidiar totalmente a formação de recursos humanos acadêmicos de alto nível”, informou o diretor.

Prosseguindo sua série de encontros, os dirigentes moçambicanos vão conhecer a experiência de financiamento de estudos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), baseada em empréstimos a estudantes com juros sociais.

07062018 comitiva mocambique 0260
Geraldo Nunes falou do financiamento à formação de alto nível praticado pela CAPES (Foto: Haydée Vieira – CCS/CAPES)

(Lucas Lopes – Brasília – CCS/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'CCS/CAPES’

Fim do conteúdo da página