Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Sala de Imprensa > Notícias > CAPES lança editais para fortalecimento dos PPGs da Região Norte e Maranhão
Início do conteúdo da página
PROCAD e PVNS

CAPES lança editais para fortalecimento dos PPGs da Região Norte e Maranhão

Publicado: Segunda, 04 Junho 2018 10:18 | Última Atualização: Terça, 05 Junho 2018 11:46

A partir desta segunda-feira, 4, as instituições com Programas de Pós-graduação (PPGs) recomendados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) da Região Norte do Brasil e do estado do Maranhão têm a oportunidade de se inscrever nos editais do Programa Nacional de Cooperação Acadêmica na Amazônia (PROCAD/Amazônia) e do Professor Visitante Nacional Sênior na Amazônia (PVNS – Amazônia).

O PROCAD/Amazônia e o PVNS – Amazônia receberão até o dia 16 de julho de 2018 a inscrição de projetos conjuntos de ensino e pesquisa que aprimorem a formação pós-graduada visando à melhoria da qualidade dos PPGs e a diminuição das assimetrias regionais, propiciando também a realização de estudos ou pesquisas de alto nível a professores-pesquisadores de consagrado mérito científico e reconhecida experiência acadêmica, respectivamente.

PROCAD-Amazônia
O edital será ofertado a todos os PPG das Instituições de Ensino Superior da Região Norte e do Maranhão com o objetivo de estimular a interação científico-acadêmica e a criação de novas linhas de pesquisa nos PPGs participantes da cooperação, além de promover a mobilidade de docentes e discentes de graduação e pós-graduação com as equipes de pesquisa envolvidas no projeto, entre outros benefícios.

Os projetos deverão se caracterizar pela implantação de redes de cooperação acadêmica no país para o fortalecimento de PPGs em áreas e/ou linhas de pesquisas novas ou em andamento, pertencentes às Instituições dos estados citados. Cada projeto deverá contar necessariamente com 3 (três) equipes que devem pertencer a PPGs de diferentes Instituições, considerando que o PPG proponente (nota 3) deverá ter sido obrigatoriamente submetido à Avaliação Quadrienal 2013/2016.
Os projetos terão vigência de 5 anos, sendo que os repasses serão realizados para contemplar 4 anos de execução.

PVNS - Amazônia
O edital do programa, tem, entre outros, o objetivo de apoiar a execução dos estudos e pesquisas pelo Professor Visitante Nacional Sênior, além de propiciar a ampliação e a qualificação da produção do conhecimento científico.

O Programa prevê, nesta chamada, a concessão de até 36 bolsas de Professor Visitante Nacional Sênior-Amazônia no valor de R$ 8.905,42 (oito mil, novecentos e cinco reais e quarenta e dois centavos) mensais, sendo um total de até 4 bolsas por projeto institucional.

Acesse os editais:

PROCAD-Amazônia
PVNS - Amazônia

(Brasília - CCS/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'CCS/CAPES'

Fim do conteúdo da página