Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Sala de Imprensa > Notícias > Novos coordenadores de área iniciam trabalhos na CAPES
Início do conteúdo da página
Avaliação

Novos coordenadores de área iniciam trabalhos na CAPES

Publicado: Terça, 22 Maio 2018 10:34 | Última Atualização: Quarta, 23 Maio 2018 08:59

22052018 materia CA 0681
Baeta Neves (E) falou sobre as diretrizes do novo período de avaliação (Foto: Haydée Vieira - CCS/CAPES)

Os novos coordenadores das áreas de avaliação reuniram-se nos dias 17, 18 e 21 na sede da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e iniciaram as atividades do quadriênio 2018-2022.

O presidente da CAPES, Abílio Baeta Neves sinalizou as diretrizes da Avaliação para os recém-empossados. Para o gestor, o trabalho será cooperativo. “O cerne da Avaliação continua sendo a comissão avaliadora”, garantiu. Cada colégio deve indicar seis membros para compor o CTC-ES, sendo dois por grande área de avaliação.

Sônia Nair Báo, diretora de Avaliação da CAPES, apresentou números atualizados do Sistema Nacional de Pós-graduação. Segundo ela, o sistema cresceu muito e tende a crescer mais ainda. “Não podemos perder qualidade. Portanto, precisamos ser mais leves: ter indicadores mais claros, destacando qualitativamente o que é mais importante”, afirmou. Com 938 inscrições, o número de propostas de cursos novos atingiu em 2017 o maior número da história, quebrando a marca de 859 em 2014 e 856 em 2010.

Prosseguindo a fala da profa. Sônia, o diretor de Programas e Bolsas no País, Geraldo Nunes Sobrinho, abordou a relação da Avaliação para o custeio do Sistema Nacional de Pós-Graduação. “90% do orçamento da CAPES destinado a programas e bolsas no país está vinculado ao pagamento de bolsas e um décimo para pagar custeio e capital”, informou o diretor.

22052018 materia CA 0029
Sônia Báo apresentou o estado atual da Avaliação da CAPES (Foto: Haydée Vieira - CCS/CAPES)

Os coordenadores de área são consultores que supervisionam, planejam e executam as atividades de suas áreas junto à CAPES, inclusas as ações relativas à avaliação dos programas de pós-graduação. Dentre os 24 membros do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES), 18 são coordenadores de área. Na Avaliação da CAPES, o CTC-ES delibera sobre propostas de cursos novos e notas atribuídas na avaliação periódica dos programas de pós-graduação.

Leia também:
CAPES divulga lista com novos coordenadores de área

(Brasília – CCS/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'CCS/CAPES’

Fim do conteúdo da página