Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Sala de Imprensa > Notícias > CAPES lança cadastro de estudantes da UAB
Início do conteúdo da página
Educação a distância

CAPES lança cadastro de estudantes da UAB

Publicado: Quarta, 16 Mai 2018 16:51 | Última Atualização: Quarta, 16 Mai 2018 16:51

A Universidade Aberta do Brasil (UAB) vai organizar e sistematizar os dados sobre os alunos de graduação participantes do programa de educação a distância. O lançamento da nova base de dados foi publicado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira, 16, por meio da Portaria N° 111, de 14 de maio de 2018.

O cadastro dos estudantes será feito por meio da aplicação de um formulário on-line. Ainda em desenvolvimento, o formulário será aplicado apenas após validação pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e conterá indicadores quantitativos e qualitativos sobre os discentes. Segundo a equipe da Diretoria de Educação a Distância da CAPES (DED), gestora da UAB, não se trata de um censo, mas de uma pesquisa para criação de um cadastro do perfil socioeconômico dos alunos.

De posse da base, a CAPES poderá produzir material informativo para divulgação à comunidade acadêmica. Outra possibilidade é cruzar as informações com o Censo da Educação superior do Inep para aperfeiçoar a gestão administrativa e acadêmica. Haverá sigilo e proteção de informações pessoais, pois os doados serão usados apenas para fins estatísticos. O cronograma de operação da base será divulgado em breve pela DED.

UAB
Criada em 2005, a Universidade Aberta do Brasil (UAB) é uma rede formada por instituições públicas que oferece cursos de nível superior por meio de educação a distância. A prioridade da UAB é ofertar formação para pessoal atuante na educação básica – professores, gestores e colaboradores, mas existem ofertas de formação para o público em geral. O Sistema UAB é coordenado pela Diretoria de Educação a Distância (DED) da CAPES.

(Brasília – CCS/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'CCS/CAPES’

Fim do conteúdo da página