Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Sala de Imprensa > Notícias > Programa da CAPES para elaboração de recursos para acessibilidade divulga resultado preliminar
Início do conteúdo da página
Tecnologias assistivas

Programa da CAPES para elaboração de recursos para acessibilidade divulga resultado preliminar

Publicado: Quinta, 10 Mai 2018 12:10 | Última Atualização: Quinta, 10 Mai 2018 12:10

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) publicou nesta quinta-feira, 10, o resultado preliminar do Edital nº 3/2018, referente ao programa Ferramentas de acessibilidade. O edital estimula projetos de inovação que contribuam para o desenvolvimento tecnológico da educação acessível no Brasil. A previsão é de que o resultado final seja divulgado no dia 28 de maio.

De acordo com o edital, ferramentas de acessibilidade são programas de computador que possam ser utilizados em plataformas e navegadores diversos, que eventualmente incorporem algum tipo de dispositivo adaptável, com o propósito de dar acessibilidade ou inclusão por meio de tecnologias assistivas. As ferramentas poderão incorporar soluções de software e hardware, de uso local ou remoto.

Os projetos aprovados serão financiados com recursos no valor global estimado de R$ 1 milhão para itens de capital e custeio oriundos do orçamento da CAPES, de acordo com valores disponíveis pelo Projeto de Lei Orçamentária Anual de 2018. Cada projeto deverá ter o valor máximo de financiamento de R$ 200 mil.

Foi aceito um projeto por Instituição de Ensino Superior pertencente ao programa Universidade Aberta do Brasil (UAB). Os produtos gerados têm a possibilidade de implantação em outras unidades acadêmicas de outras instituições. O compartilhamento de recursos é uma das prerrogativas do Edital. A viabilidade de implantação foi considerada na análise e pontuação do projeto.

Acesse o resultado preliminar.

UAB
Criada em 2005, a Universidade Aberta do Brasil (UAB) é uma rede formada por instituições públicas que oferece cursos de nível superior por meio de educação a distância. A prioridade da UAB é ofertar formação para pessoal atuante na educação básica – professores, gestores e colaboradores, mas existem ofertas de formação para o público em geral. O Sistema UAB é coordenado pela Diretoria de Educação a Distância (DED) da CAPES.

(Brasília – CCS/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'CCS/CAPES’

Fim do conteúdo da página