Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Sala de Imprensa > Notícias > Mestrado profissional em educação física em rede nacional tem aula inaugural
Início do conteúdo da página
PROEF

Mestrado profissional em educação física em rede nacional tem aula inaugural

Publicado: Segunda, 07 Mai 2018 15:56 | Última Atualização: Segunda, 07 Mai 2018 15:56

A Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho” (Unesp) será a universidade coordenadora do primeiro Mestrado Profissional em Educação Física (PROEF) em rede nacional oferecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Para celebrar o início do curso, um evento de abertura foi realizado no Núcleo de Ensino à Distância (NEaD) da Unesp no dia 13 de abril, seguido de uma aula inaugural ministrada pela professora Denise de Paula Albuquerque, coordenadora do PROEF.

07052018 materia mestrado profissional 8034
Para professores, consolidação de uma rede nacional é essencial para sucesso do curso (Foto: Arquivo Unesp)

O evento foi acompanhado ao vivo por alunos, professores e coordenadores envolvidos com o curso pelo Brasil. Se por um lado o curso é um marco importante no ensino da educação física, ele também impõe desafios aos professores e coordenadores que ainda não dispõem de referenciais para um curso a distância no momento de elaborar, por exemplo, parâmetros de avaliação ou indicadores de qualidade. “Eu digo que nós vamos construir uma história. O nosso grupo é formado por pessoas de diferentes contextos do país. Vamos trazer a realidade de cada um e estabelecer comissões que possam discutir e estabelecer esses parâmetros”, apontou a professora Denise. “Vamos ter momentos de discutir a perspectiva nacional da educação física, mas também de debater o contexto específico de cada região”.

A coordenadora ainda ressaltou que a formação dessa rede é fundamental para dar corpo a um curso sólido de formação profissional que tenha foco no cotidiano da escola. “A ideia do curso é oferecer o conteúdo e as ferramentas que os professores vão precisar para a transformação dos seus alunos no que nós chamamos de ‘chão da escola’. Neste sentido, a rede é importante para pensar este novo formato de ensino.”

Estrutura
O Mestrado Profissional em Educação Física tem um formato semipresencial no qual parte das atividades será realizada no ambiente virtual e parte em atividades presenciais em polos espalhados pelo país e orientadas por coordenadores regionais. “Espaço e distância não podem mais ser um impedimento para se chegar ao conhecimento”, João Lima Sant’anna, pró-reitor de Pós-Graduação da Unesp. “No contexto tecnológico de hoje, a sala de aula está com os dias contados como única forma de acessar o conhecimento.”

Para viabilizar uma estrutura adequada para um curso híbrido, foi estabelecida uma parceria com o Núcleo de Ensino à Distância (NEaD) da Unesp, que é o responsável pela elaboração dos conteúdos à distância e pelo treinamento dos professores.

Klaus Schlünzen Junior, coordenador do NEaD, concorda com a importância histórica da inauguração do mestrado em educação física. “Construir escolas hoje também é construir redes. Redes como esta que vocês estão criando entre coordenadores, professores e alunos para fomentar discussões sobre o curso”, aponta. Ao todo, o curso recebeu 181 inscritos em 14 polos localizados em universidades associadas pelo Brasil.

Para o professor Marcelo Alves Ramos, da Universidade de Pernambuco (UPE), que representou as universidades associadas, o curso é um marco inovador no ensino da educação física, mas alerta para a necessidade de os coordenadores estarem atentos a problemas que possam surgir conforme comecem as aulas. “Mestrados profissionais estão em evidência, mas exigem reflexão para que suas propostas estejam de acordo com a perspectiva apresentada pelo programa”.

São instituições integrantes do PROEF: Unesp FCT Presidente Prudente, Unesp FC Bauru, Unesp IB Rio Claro, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Universidade de Pernambuco (UPE), Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande (Unijuí), Universidade Federal de Goiás (UFG), Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Universidade Estadual de Maringá (UEM), Universidade Federal de Rio Grande do Norte (UFRN), Universidade de Brasília (UnB), Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

PROEB
O mestrado em educação física é o décimo oferecido pela CAPES no âmbito da Programa de Mestrado Profissional para Qualificação de Professores da Educação Básica (PROEB), programa que por objetivo a formação continuada stricto sensu dos professores em exercício na rede pública de educação básica. “É parte do projeto da CAPES criar mestrados profissionais em todas as áreas da licenciatura”, elogiou João Lima Sant'Anna Neto.

Além de promover a formação continuada dos professores da rede pública, o PROEB também tem como objetivo instituir uma rede nacional de programas de mestrados profissionais organizados por universidades notórias na formação de professores e criar uma rede de reflexão sobre a realidade do ensino básico público, apontando perspectivas de mudanças e respostas aos problemas do cotidiano da escola e da sociedade.

O PROEB possui atualmente cursos nas áreas de Matemática (Profmat); Letras (Profletras); Ensino de Física – MNPEF (ProFis); Artes (ProfArtes); História (ProfHistória); Educação Física (ProEF); Química (ProfQui); Filosofia (Prof-Filo); Sociologia (ProfSocio); e Biologia (ProfBio). Também são ofertados neste mesmo formato os cursos em Administração Pública (ProfiAP); em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos (ProfÁgua); e em Ensino de Ciências Ambientais (ProfCiamb).

UAB
Criada em 2005, a Universidade Aberta do Brasil (UAB) é uma rede formada por instituições públicas que oferece cursos de nível superior por meio de educação a distância. A prioridade da UAB é ofertar formação para pessoal atuante na educação básica – professores, gestores e colaboradores, mas existem ofertas de formação para o público em geral. O Sistema UAB é coordenado pela Diretoria de Educação a Distância (DED) da CAPES.

(Brasília – CCS/CAPES, com informações da Unesp)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'CCS/CAPES’

Fim do conteúdo da página