Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Sala de Imprensa > Notícias > Bolsista da CAPES produz vídeo sobre “O Inferno de Dante”
Início do conteúdo da página
Multimídia

Bolsista da CAPES produz vídeo sobre “O Inferno de Dante”

Publicado: Segunda, 23 Abril 2018 16:49 | Última Atualização: Sexta, 27 Abril 2018 12:04

O ex-bolsista de mestrado da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Paulo de Tarso Coutinho Viana de Souza, desenvolveu uma dissertação sobre o Inferno de Dante, produzindo vídeos em parceria com uma das maiores autoridades em Dante Alighieri nos Estados Unidos, a professora Teodolinda Barolini.

Bacharel em Arquitetura pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), com mestrado em Multimídia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Paulo também é designer gráfico e pintor. A pesquisa começou pela exploração de uma relação entre a Divina Comédia e o filme Blade Runner, focada na arquitetura do inferno baseada no Inferno de Dante. Seu principal objetivo era desenvolver um modelo 3D para iluminar e explicar certas passagens nos poemas de Dante Alighieri.

Foram coletadas uma série de coincidências entre pontos do percurso de Dante e Virgilio pelo Inferno e os elementos do filme que se estruturaram de forma semelhante. Para isso foi descrito o Inferno em suas diversas visões, sendo elas Hell Explained, Spiral of Hell with Doré Images, Antonio Manetti’s Hell e Botticelli’s Hell.

23042018 bolsista inferno dante 01 web
Spiral of Hell with Doré Images, uma das visões realizadas por Paulo (Foto: Print/Divulgação)

Teodolinda Barolini possui estudos que ampliaram enormemente as concepções sobre o poema. Durante o mestrado, Paulo entrou em contato para resolver um aspecto do poema que não é muito explicito, a saber da forma como os personagens passam de um círculo ao outro no inferno. Dante concebeu o Inferno como um cone invertido, dividido em 9 círculos, cabendo a cada um dos pecadores com seus erros específicos.

“Como não havia nenhuma explicação, apenas a sugestão de Botticelli de que escadas poderiam ser uma forma de transposição (na dissertação trago o tamanho, dimensão e local do inferno calculado por matemáticos como Galileu e Antonio Manetti) desenvolvi uma concepção artística de como isto poderia ser uma solução possível e transformei no objeto do doutorado” conta Paulo.

23042018 bolsista inferno dante 02 web
Antonio Manetti’s Hell, uma das visões realizadas por Paulo (Foto: Print/Divulgação)

Teolinda atua como professora da Universidade Columbia, EUA, e sua pesquisa tem como foco os séculos XIII E XIV da cultura literária italiana, suas relações clássicas com a antiguidade e a sua influência através dos séculos até os nossos dias.

Paulo conta que a professora foi auspiciosa acerca do seu trabalho. “Ela foi extremamente receptiva ao vídeo que enviei e desde então foi dialogando na produção de mais três vídeos que compuseram um quadro artístico das visões do inferno por diversos autores, dentre os quais eu faço parte. No momento ainda desenvolvo mais um vídeo, baseado na visão de Vellutello”, afirma o pesquisador.

O apoio em forma de bolsa foi fundamental para Paulo. “No meu caso [a bolsa] possibilitou a aquisição de bibliografia que só existe no exterior e a obtenção de softwares mais modernos para rodar o vídeo”, disse o ex-bolsista da CAPES. Segundo o pesquisador, o apoio financeiro também trouxe uma tranquilidade fundamental para o desenvolvimento de dissertações e teses.

Sobre a atualidade da obra, o bolsista lembra que recentemente foi publicada uma entrevista de um pesquisador com o Papa Francisco onde ele teria dito que o Inferno não existe. Paulo acredita que a visão de Dante ainda permeia a humanidade, assustando e impondo uma forma de punição no desejo de um comportamento adequado. “Seu poema é um dos maiores já feitos no ocidente e ele será sempre uma referência nos estudos da cultura clássica”, finaliza.

Para conferir a obra na íntegra, os vídeos do bolsista estão disponíveis no seguinte link: https://digitaldante.columbia.edu/image/visualizations/

(Allan César - Brasília – CCS/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'CCS/CAPES’

Fim do conteúdo da página