Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Sala de Imprensa > Notícias > Pibid e Residência pedagógica prorrogam inscrições para novos projetos
Início do conteúdo da página
Formação de professores

Pibid e Residência pedagógica prorrogam inscrições para novos projetos

Publicado: Quinta, 19 Abril 2018 17:35 | Última Atualização: Sexta, 20 Abril 2018 11:07

Instituições de ensino superior (IES) interessadas em participar da seleção do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) e da Residência Pedagógica podem se inscrever até 30 de abril. O novo calendário será publicado até amanhã no DOU e na página da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Agora, a data limite para habilitação de senha é 26 de abril, e os currículos dos docentes devem ser inseridos na Plataforma Freire até o dia 27/04. Dúvidas específicas sobre acesso ou inclusão de currículo na Plataforma Freire, devem ser encaminhadas para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Confira o calendário a seguir.

 

Novas datas
Calendário contendo períodos das atividades
AçãoNova data de encerramento do prazoOrientaçãoAcesse aqui
Habilitação de senha para acesso ao SiCapes 26/04/2018 O pró-reitor de graduação deve enviar um e-mail com formulário específico, solicitando acesso aos editais, conforme orientações disponíveis

O formulário de solicitação de acesso ao SiCapes (http://www.capes.gov.br/images/stories/download/bolsas/270032018-Formulario-de-Solicitacao-de-Acesso.docx)

As orientações de acesso ao SiCapes (http://www.capes.gov.br/images/stories/download/bolsas/27032018-Orientacoes-para-o-acesso-ao-Sicapes.pdf)

Inserção do currículo dos docentes na Plataforma Freire 27/04/2018 Os docentes devem inserir as informações que os habilitem a participar dos programas bem como aquelas que serão utilizadas para avaliação da proposta da IES, conforme as exigências dos editais.

As orientações para cadastramento do currículo http://www.capes.gov.br/images/stories/download/bolsas/27032018-MANUAL-DO-USUARIO-DA-PLATAFORMA-FREIRE-2018.pdf

Tire dúvidas específicas sobre acesso ou inclusão de currículo na Plataforma Freire pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Cadastramento da proposta no SiCapes 30/04/2018

O endereço para inclusão das propostas é http://inscricao.capes.gov.br

Tire dúvidas sobre acesso e preenchimento da proposta pelos endereços Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Novas iniciativas
O novo edital do Pibid tem por objetivo promover a iniciação do licenciando no ambiente escolar ainda na primeira metade do curso, visando estimular, desde o início da jornada do docente, a observação e a reflexão sobre a prática profissional no cotidiano das escolas públicas de educação básica. Os selecionados serão acompanhados por um professor da escola e por um docente de uma das instituições de educação superior participantes do programa.

Já o Programa de Residência Pedagógica visa a induzir o aperfeiçoamento do estágio curricular supervisionado, por meio da imersão do licenciando – que esteja na segunda metade do curso – numa escola de educação básica. A imersão deve contemplar, entre outras ações, regência de sala de aula e intervenção pedagógica.

Assim como no Pibid, cada selecionado será acompanhado por um professor da escola com experiência na mesma área de ensino do licenciando, e por um docente de instituição de educação superior. O lançamento desses dois editais, além de assegurar a continuidade do Pibid, visa o aperfeiçoamento da formação de professores para a educação básica e com a valorização dos cursos de licenciatura.

Portaria
O Diário Oficial da União do dia 1º de março publicou a Portaria 38/2018, que Institui o Programa de Residência Pedagógica. A publicação define a finalidade da iniciativa como a de apoiar Instituições de Ensino Superior na implementação de projetos inovadores que estimulem a articulação entre teoria e prática nos cursos de licenciatura, conduzidos em parceria com as redes públicas de educação básica.

Acesse os editais:
Pibid
Residência Pedagógica

(Brasília – CCS/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'CCS/CAPES’

Fim do conteúdo da página