Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Sala de Imprensa > Notícias > CAPES promove encontro de coordenadores de polo em Gramado
Início do conteúdo da página
UAB

CAPES promove encontro de coordenadores de polo em Gramado

Publicado: Sexta, 13 Abril 2018 10:54 | Última Atualização: Sexta, 20 Abril 2018 15:02

Teve início nesta quinta-feira, 12, em Gramado (RS), o Encontro Nacional das Coordenações de Polos Estaduais do sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), evento que reúne, até o dia 13 de abril, representantes de todas as regiões do país e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Entre as atividades previstas para o encontro está a primeira eleição para presidente do Fórum Nacional de Coordenadores de Polos UAB.

A abertura do evento contou com a participação do atual presidente do Fórum, Edilson Balzzam, além da coordenadora geral de educação a distância da CAPES, Margô Karnikowski. Segundo a coordenadora, o encontro é o primeiro passo para estruturação e consolidação do Fórum Nacional de Coordenadores de polo. “Devemos evoluir ainda mais nesse sentindo, de maneira que a atuação dos atores do sistema seja cada vez mais democrática e participativa”, afirmou.

13042018 coordenadores polo gramado img 01
Mesa de abertura do encontro reuniu representantes da CAPES e do Fórum de Coordenadores UAB (Foto: Edson Morais - CCS/CAPES)

Balzzam, por sua vez, ressaltou a importância do encontro. “O processo eleitoral traz legitimidade e tem como objetivo o fortalecimento do sistema UAB”. Também participaram da mesa de abertura, Ilka Serra, presidente nacional do Fórum de Coordenadores UAB e representantes da prefeitura e do polo UAB/Gramado.

Os participantes tiveram ainda a oportunidade de assistir a palestras ministradas por coordenadores da CAPES, tendo como foco as iniciativas, ações e desafios para a UAB, como destacou Karnikowski. “O maior desafio da UAB hoje é a evasão dos discentes. A CAPES tem trabalhado no sentido de encontrar caminhos, com a participação de todos os agentes da UAB, para reduzir essas taxas”.

Ferramentas
A CAPES tem sido insistente quanto ao uso de artifícios inovadores e de livre acesso para divulgação do conhecimento produzido dentro do sistema UAB. Recursos Educacionais Abertos (REA), Provas Virtuais e Jogos Eletrônicos são algumas das iniciativas para o desenvolvimento do sistema. A frente disso está o EduCAPES, portal que compila o material didático dos cursos do sistema UAB e pode ser acessado gratuitamente por cidadãos de todas as regiões do Brasil.

13042018 coordenadores polo gramado img 02
Para Balzzam, o processo eleitoral traz legitimidade e fortalece o sistema (Foto: Edson Morais - CCS/CAPES)

Na ocasião, foi apresentado aos participantes a proposta de um curso de formação de coordenadores de polo, com carga horária de 110h/aula, no intuito de preparar novos gestores de polo.

O evento segue com debates a respeito do sistema UAB, em consonância com a construção democrática proposta pela CAPES.

UAB
O Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) foi instituído pelo Decreto n° 5.800, em 08 de junho de 2006, para o desenvolvimento da modalidade de educação a distância, com a finalidade de expandir e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior no País.

Trata-se de um sistema integrado por universidades públicas que oferece cursos superiores por meio da educação a distância (EaD), prioritariamente, para a formação inicial e continuada dos professores da educação básica, assim como, dirigentes, gestores e trabalhadores em educação dos estados, municípios e do Distrito Federal. Atualmente, o Sistema UAB conta com 127 Instituições Públicas de Ensino Superior (IPES), ofertando 800 cursos em 745 polos (dados atualizados em mar/2018).

Os Polos UAB são mantidos em regime de colaboração por estados e, especialmente municípios, visando garantir o apoio acadêmico, tecnológico e administrativo às atividades de ensino-aprendizagem.

Conheça o sistema UAB.

(Edson Morais – Gramado/RS – CCS/CAPES)

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'CCS/CAPES’

Fim do conteúdo da página