Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Sala de Imprensa > Notícias > Bolsista da CAPES realiza workshop com alunos do ensino fundamental
Início do conteúdo da página
Educação Patrimonial

Bolsista da CAPES realiza workshop com alunos do ensino fundamental

Publicado: Quarta, 21 Março 2018 17:06 | Última Atualização: Segunda, 16 Abril 2018 14:47

A bolsista de doutorado da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) Jessica Aline Tardivo promoveu, no fim de fevereiro, o Workshop de Fotocolagem Digital com alunos do ensino fundamental II da cidade de Brotas, no interior de São Paulo. O encontro surgiu da conversa entre moradores, gestores e pesquisadores promovida pela doutoranda e da necessidade de aproximar a população dos bens culturais locais, visando a preservação futura.

21032018 bolsista capes ensino fundamental foto2 min
Observou-se que, após a ação, os participantes começaram a olhar de forma crítica para a preservação da cidade (foto: Acervo Pessoal)

O Workshop de Fotocolagem Digital teve como proposito facilitar a aproximação entre os indivíduos e o patrimônio arquitetônico retratando a percepção de cada indivíduo por meio do registro e manipulação fotográfica. Para essa atividade, foram selecionados vinte estudantes do ensino fundamental II da Escola Municipal Álvaro Callado com faixa etária de 13 a 16 anos. “No primeiro momento os participantes fizeram um percurso fotográfico pelo eixo principal da cidade, percorrendo-o de uma ponta a outra, utilizando como suporte dispositivos móveis, celulares e tablets. Em seguida, construíram um mapa mental com registros escritos sobre a percepção que tiveram do local e, por fim, realizaram um trabalho gráfico com auxílio de softwares de edição de imagens, que possibilitou a colagem e sobreposição das fotografias que tiraram no percurso”, explica Jessica.

21032018 bolsista capes ensino fundamental foto6 min
Participaram do Workshop vinte estudantes do ensino fundamental II da Escola Municipal Álvaro Callado (Foto: Acervo Pessoal)

Observou-se que, após a ação, os participantes começaram a olhar de forma crítica para a preservação da cidade. “A fotografia me possibilitou olhar com calma a cidade. Antes do projeto não havia notado tanta beleza e coisas históricas, tudo isso passava despercebido”, relatou o estudante Leonardo dos Santos, de 14 anos.

Para o desenvolvimento da atividade os alunos estiveram todo tempo em contato com os graduandos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo que atuaram como monitores, buscando ampliar a percepção de cada participante sobre os lugares e espaços da cidade.

21032018 bolsista capes ensino fundamental foto5 min
Para o desenvolvimento da atividade, os alunos contaram com ajuda de graduandos do curso de Arquitetura e Urbanismo da USP (foto: Acervo Pessoal)

A pesquisa de doutorado de Jessica, “Sobre Arquitetura, Educação e Artes”, em fase de desenvolvimento no Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo sob orientação da professora Dra. Anja Pratschke, é financiada desde o ano de 2016 pela CAPES e insere-se dentro da temática de Patrimônio e Mídias Digitais. “Meu trabalho tem como objetivo propiciar atividades de Educação Patrimonial que, mediadas pelas tecnologias de informação e comunicação, tendo como plano de fundo referencias nas artes visuais, facilitem a observação e o registro da percepção dos indivíduos sobre o patrimônio cultural da cidade, contribuindo para sua valorização, reconhecimento e preservação da memória”, define a bolsista.

O Workshop foi realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Brotas, com o grupo de pesquisa Nomads.usp e apoio técnico do Núcleo de Apoio à Pesquisa em Estudos de Linguagem em Arquitetura e Cidade (NELAC).

Conheça outros Bolsistas em Destaque.

(Pedro Arcanjo - Brasília – CCS/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'CCS/CAPES’

Fim do conteúdo da página