Sala de Imprensa Sala de Imprensa Notícias Diretor da CAPES apresenta programas de formação de professores para CNE
Educação Básica

Diretor da CAPES apresenta programas de formação de professores para CNE

Publicado: Quarta, 07 Março 2018 12:00 , Última Atualização: Quarta, 07 Março 2018 12:56

O diretor de Formação de Professores da Educação Básica da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Carlos Lenuzza, e a secretária executiva do Ministério da Educação (MEC), Maria Helena Guimarães de Castro, apresentaram ao pleno do Conselho Nacional de Educação (CNE) nessa terça-feira, 6, programas de formação de professores da CAPES. O encontro abordou, em especial, o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), o Programa de Residência Pedagógica e a Universidade Aberta do Brasil (UAB), que foram anunciados no dia 28 de fevereiro no Palácio do Planalto.

Em sua fala, Lenuzza explicou as diferenças e os objetivos do Pibid e do Residência Pedagógica. “O Pibid atenderá o discente na primeira metade do curso de Licenciatura, com foco em atividades teórico-práticas, visando à iniciação à docência e aproximando o discente da escola. Já o Residência Pedagógica tem como objetivo a realização do estágio curricular supervisionado, com a finalidade de proporcionar uma imersão profissional, com regência supervisionada de sala de aula e intervenção pedagógica”. O diretor e a secretária responderam ainda a questionamentos dos conselheiros.

Joaquim Soares Neto, conselheiro do CNE, ressaltou a importância da publicação dos dois editais, tendo em vista a especificidade de cada um nos estágios de formação dos docentes.

Editais
As inscrições para os programas Pibid e Residência Pedagógica estão com inscrições abertas até 16 de abril. Já o prazo para submissão de propostas para articulação de cursos superiores na modalidade de Educação a Distância no âmbito do Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB) vai até 20 de abril. O edital selecionará o total de 100 mil vagas a serem preenchidas entre julho de 2018 a dezembro de 2019.

Leia também:
Universidade Aberta do Brasil oferece 100 mil vagas
CAPES publica editais do Pibid e do novo Programa de Residência Pedagógica
MEC vai investir R$ 1 bilhão para formação de professores com 190 mil vagas

(Gisele Novais – Brasília – CCS/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura “CCS/CAPES”

Compartilhe o que você leu