Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Sala de Imprensa > Notícias > Programa seleciona dois projetos de pesquisa em parceria com o Japão
Início do conteúdo da página
Resultado Final

Programa seleciona dois projetos de pesquisa em parceria com o Japão

Publicado: Quarta, 07 Fevereiro 2018 11:06 | Última Atualização: Quarta, 07 Fevereiro 2018 11:06

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) divulga nesta quarta-feira, 7, o resultado final do Programa Capes/JSPS. A iniciativa, fruto de acordo de cooperação da CAPES com a Sociedade Japonesa de Promoção da Ciência (JSPS), selecionou dois projetos conjuntos de pesquisa com vistas ao intercâmbio científico entre instituições de ensino superior do Brasil e do Japão para formação de recursos humanos de alto nível nos dois países.

O edital nº 22/2017 selecionou o projeto “Creating the international joint research basis for the identification of molecular targets for the development of a new tick control method” da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) com a Hokkaido University, na área de Medicina Veterinária. Também foi escolhido um projeto da Universidade de São Paulo (USP) com a University of Tokyo na área de Engenharias com o título “Development of a new solution of floating offshore wind turbine for Brazilian waters - Jappaku FOWT”.

Cada projeto terá um custo máximo de até R$ 355.718,00 (durante sua vigência máxima de até 2 anos, considerando tanto os recursos pagos ao coordenador (recursos de manutenção do projeto e missões de trabalho) quanto os pagos diretamente aos bolsistas das missões de estudo (mensalidade e demais auxílios). A CAPES será responsável pelo repasse de recursos, incluindo bolsas de estudos e pesquisa, auxílios e verba de custeio somente para a equipe brasileira do projeto.

Os projetos estão previstos para iniciar as atividades a partir de abril de 2018.

Acesse o resultado do Edital nº 22/2017.

Fim do conteúdo da página