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PEC-PG

Tese sobre produtividade florestal rende prêmio internacional a bolsista da CAPES

Publicado: Sexta, 03 Novembro 2017 14:18 | Última Atualização: Sexta, 03 Novembro 2017 14:24

Nicolás Ignacio Stahringer, recém-doutor pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), ganhou o IPNI Scholar Award 2017. Concedido anualmente pelo Instituto Internacional de Nutrição de Plantas (IPNI, em inglês), o prêmio de US$ 2 mil foi um reconhecimento pela tese de doutorado intitulada "Parametrização de modelos de produtividade e equilíbrio nutricional para Pinus e Eucalyptus em Corrientes – Argentina". De 2012 a 2017, o pesquisador argentino foi bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

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Ex-bolsista do PEC-PG ganhou prêmio pelo estudo de doutorado (Foto: acervo pessoal)

Com base na parametrização de modelos, o estudo de Nicolás estima produtividade e demanda nutricional de espécies florestais e recomenda corretivos e fertilizantes com base no equilíbrio e no diagnóstico nutricional.

“Alguns desses modelos, desenvolvidos e aprimorados no Departamento de Solos (DPS) da UFV, são utilizados por empresas florestais no Brasil para otimizar a eficiência técnica e econômica da fertilização e de uso de nutrientes. Na Argentina é a primeira vez que se realiza um trabalho destas caraterísticas para o setor florestal”, explica o pesquisador.

Método e resultados
Para realizar a parametrização, inicialmente foi estimada a produtividade florestal atingível com base nas caraterísticas climáticas e edáficas (relativas ao solo), e de parâmetros da resposta fisiológica das culturas, usando o modelo ecofisiológico 3-PG, devidamente parametrizado e calibrado.

“Definida a meta de produtividade, são estimadas as demandas nutricionais das espécies, fazendo uso de funções, desenvolvidas no trabalho, que consideram a eficiência nutricional e a partição de carbono e de nutrientes minerais nas árvores”, informa o cientista. “Em seguida, é realizado o balanço entre a demanda da planta e o suprimento de nutrientes pelo solo, obtendo-se recomendações quantitativas de corretivos e fertilizantes. Assim, ao estimar acuradamente a demanda que determinará a dose, e escolher com critério a fonte, o momento e o local onde aplicar o fertilizante, obtemos recomendações mais precisas e menos empíricas que resultam no uso mais eficiente dos recursos”.

A pesquisa também permite conhecer a quantidade de nutrientes exportados no órgão de colheita (o tronco), assim como os nutrientes que ficam no campo, caso não tenham sido removidos os resíduos da colheita. Nicolás esclarece que esse conhecimento é fundamental para a conscientização da importância de conservar os resíduos no campo, já que estes acabam sendo uma fonte de nutrientes de liberação lenta, contribuindo para a sustentabilidade da produção. Por meio de análises foliares que permitem o refinamento das recomendações de fertilizantes, foi realizado ainda um monitoramento de estado nutricional.

Estudos no Brasil
Para o pesquisador, o prêmio é um dos resultados do esforço empreendido. “O prêmio foi um reconhecimento muito lindo de um trabalho que fizemos com paixão e entrega, em um projeto entre Brasil e Argentina. Por isso, fiquei muito feliz e agradecido pela oportunidade que o Brasil me deu e pela confiança que muitas pessoas e instituições tiveram no nosso grupo de trabalho”, completou.

Nicolás foi bolsista do Programa de Estudantes-Convênio de Pós-Graduação (PEC-PG), por meio do qual realizou seu mestrado (2011-2013) e doutorado (2013-2017) na UFV. “Minha experiência no Brasil foi excelente! Cresci muito em todos os sentidos. Conheci pessoas excelentes que me acolheram da melhor maneira possível. Estarei sempre muito agradecido de ter tido a oportunidade de estudar em uma universidade extraordinária como a UFV”, afirmou.

PEC-PG
Parceria entre CAPES, Ministério das Relações Exteriores e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) o PEC-PG concede bolsas de doutorado pleno em IES brasileiras a professores universitários, pesquisadores, profissionais e graduados do ensino superior dos países em desenvolvimento com os quais o Brasil mantém Acordo de Cooperação Educacional, Cultural ou de Ciência e Tecnologia.

(Gisele Novais - Brasília - CCS/CAPES)

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