Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Sala de Imprensa > Notícias > Lançada Campanha de Licenciamento aberto dos materiais do sistema UAB
Início do conteúdo da página
Educação a Distância

Lançada Campanha de Licenciamento aberto dos materiais do sistema UAB

Publicado: Quinta, 26 Outubro 2017 18:16 | Última Atualização: Quinta, 26 Outubro 2017 18:25

A Diretoria de Educação a Distância da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) iniciou, neste mês de outubro, a Campanha de Licenciamento Aberto do acervo de materiais do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). A iniciativa tem o objetivo de converter o conjunto dos materiais já produzidos na UAB em Recursos Educacionais Abertos (REA), para que as Instituições Públicas de Ensino Superior (IPES) possam acessá-los e adaptá-los livremente.

Até o mês de dezembro, a Diretoria acompanhará as instituições parceiras do Sistema UAB na tarefa de licenciar os materiais didáticos e disponibilizá-los no eduCAPES, portal que compila recursos educacionais abertos para uso de alunos e professores da educação básica, superior e pós-graduação que busquem aprimorar seus conhecimentos.

Licenciamento Aberto
Para que os conteúdos possam ser utilizados e adaptados livremente, os coordenadores gerais ou de cursos, deverão obter a autorização dos autores para licenciamento aberto dos materiais, indicando uma das quatro licenças do padrão Creative Commons (CC-BY- SA; CC-BY-NC-SA; CC-BY; CC-BY- NC). Após a autorização, a equipe de editoração da IPES, deverá indicar em cada obra a licença escolhida e, só então, publicar o material no eduCAPES.

Com isso, espera-se proporcionar efetivamente o compartilhamento dos conteúdos já financiados ao longo de 11 anos do Sistema UAB, haja vista que atualmente a produção de materiais didáticos está restrita aos cursos inéditos no Sistema, de acordo com a Instrução Normativa CAPES n. 2, de 19 de abril de 2017, que regulamenta a concessão de bolsas.

Ao disponibilizar seus conteúdos, cada IPES estará contribuindo com o sucesso das demais parceiras, uma vez que, sendo REA, seus materiais poderão ser adaptados a outras realidades e contextos, otimizando tempo e recursos.

Veja aqui como identificar a licença no material
Confira um material já licenciado
Acesse o link para submissão de arquivos no eduCAPES

eduCAPES
O portal compila objetos educacionais abertos para uso de alunos e professores da educação básica, superior e pós-graduação que busquem aprimorar seus conhecimentos. O eduCAPES engloba em seu acervo milhares de objetos de aprendizagem, incluindo textos, livros didáticos, artigos de pesquisa, teses, dissertações, videoaulas, áudios, imagens e quaisquer outros materiais de pesquisa e ensino que estejam licenciados de maneira aberta, publicados com autorização expressa do autor ou ainda que estejam sob domínio público.

O acesso aos materiais é feito de forma híbrida: pode ser feito por meio de sincronismo, remetendo a repositórios parceiros ou pela ferramenta busca, que retoma materiais hospedados no próprio portal. A Diretoria de Educação a Distância da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) tem o objetivo de disponibilizar os conteúdos da UAB para toda a população brasileira, considerando que a fonte de recursos é pública e seus produtos devem estar acessíveis a todos os cidadãos.

Acesse o eduCAPES.

(Brasília – CCS/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'CCS/CAPES’

Fim do conteúdo da página