Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Sala de Imprensa > Notícias > UAB recebe propostas de provas virtuais
Início do conteúdo da página
Provas Virtuais

UAB recebe propostas de provas virtuais

Publicado: Quarta, 25 Outubro 2017 15:50 | Última Atualização: Quarta, 25 Outubro 2017 15:50

Foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira, 25, o Edital N° 40/2017, que torna público o convite às Instituições de Ensino Superior (IES) integrantes do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), para apresentação de propostas de provas virtuais. Os projetos poderão ser submetidos de 30 de outubro a 27 de novembro de 2017.

O edital tem o objetivo de incentivar a inovação pedagógica por meio de desenvolvimento e disseminação de ferramentas tecnológicas para uso no ensino, promover a melhoria da qualidade do ensino superior público por meio de métodos e práticas de ensino-aprendizagem inovadores, além de estimular o desenvolvimento de ferramentas tecnológicas existentes para uso público irrestrito como forma de democratização ao acesso.

Projetos
Os projetos devem ser submetidos à CAPES pela internet, utilizando o formulário de propostas online, cujo link para preenchimento será enviado aos Coordenadores UAB e Adjuntos. Será aceito um projeto por IES pertencente ao programa UAB, cujo gerenciamento será de responsabilidade do coordenador UAB ou do coordenador UAB adjunto.

A solução proposta no projeto deverá contemplar, entre outros itens presentes no edital: um sistema automatizado, remoto, de acesso via web, adaptável às plataformas e navegadores atuais, responsivo ou ainda dispor de aplicativos para dispositivos móveis; identificação do aluno preferencialmente antes, durante e no término da avaliação; possibilidade de inserção de questões de diferentes tipos (objetivas, verdadeiro ou falso, discursivas, relacionamento entre colunas); contador de tempo de resposta; correção automática de questões quando possível e; disponibilização de resultado com rendimento do aluno.

Recurso Financeiros
Os projetos aprovados serão financiados com recursos no valor global estimado de R$ 1 milhão de reais para itens de capital e custeio oriundos do orçamento da CAPES, de acordo com valores disponíveis pelo Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) de 2018. Cada projeto deverá ter o valor máximo de financiamento de R$ 300 mil.
De acordo com o edital, a previsão é de que o resultado seja divulgado em janeiro de 2018.

Acesse o edital.

(Brasília – CCS/CAPES)

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'CCS/CAPES’

Fim do conteúdo da página