Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Sala de Imprensa > Notícias > Veleiro construído para pesquisas em alto-mar será apresentado ao público
Início do conteúdo da página
Ciências do Mar

Veleiro construído para pesquisas em alto-mar será apresentado ao público

Publicado: Quarta, 18 Outubro 2017 12:19 | Última Atualização: Sexta, 27 Outubro 2017 14:02

O projeto intitulado “Bons Ventos – Projeto e Construção de Veleiro de Pesquisa UFSC”, aprovado em 2010, enfim apresentará ao público seu principal resultado: o Veleiro ECO, o primeiro veleiro de pesquisa desenvolvido e construído no Brasil. De 25 a 27 de outubro, a embarcação, que começou a ser construída em 2012, estará aberta para visitações durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, em Santa Catarina, para receber alunos do ensino fundamental e estudantes de graduação interessados em conhecê-la. No local, serão abordados temas como a importância dos oceanos, poluição marinha e mostrados equipamentos de pesquisas oceanográficas.

Idealizado pelo professor Orestes Alarcon, do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e pela professora Andrea Freire, do Departamento de Ecologia e Zoologia da mesma universidade, o Veleiro ECO vem para suprir a escassez de instalações apropriadas para pesquisas oceanográficas brasileiras a bordo. “O fato de ter conseguido transformar o sonho em realidade, de termos na UFSC um Veleiro de Expedição Científica com porte suficiente para navegar os mares do planeta é um feito inédito que traz realmente uma alegria imensa. É um desafio vencido com a realização de um sonho que parecia impossível”, descreve Orestes.

Além da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), outros órgãos de fomento como Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC), Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) tiveram participação essencial no projeto.

Outros eventos
De 13 a 17 de novembro, haverá, no estande da UFSC no Congresso Latino Americano de Ciências Marinhas (COLACMAR), em Balneário Camboriú/SC, uma exposição sobre o Veleiro ECO. Será dada ênfase ao projeto de construção do Veleiro, agências financiadoras do projeto e às pesquisas científicas já agendadas a bordo do Veleiro. Nos dias 21 e 22 do mesmo mês, a equipe do Veleiro participará do Atlantic Interactions que será realizado no Costão do Santinho, em Florianópolis. A data do batismo da embarcação será divulgada em breve.

(Natália Morato - Brasília - CCS/CAPES)

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'CCS/CAPES’

Fim do conteúdo da página