Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Sala de Imprensa > Notícias > CAPES e AEB financiam ida de estudantes para a China
Início do conteúdo da página
Tecnologias Aeroespaciais

CAPES e AEB financiam ida de estudantes para a China

Publicado: Segunda, 25 Setembro 2017 11:31 | Última Atualização: Segunda, 25 Setembro 2017 16:52

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB), financiou a ida dos 4 candidatos selecionados para o Programa de Mestrado em Aplicações em Tecnologias Espaciais (MASTA), na Beihang University, em Pequim. Os estudantes terão a bolsa financiada pelo Centro Regional para Ciência Espacial e Educação Tecnológica na Ásia e no Pacífico (RCSSTEAP).

Os selecionados Luan Henrique dos Santos, Cristiano Strieder, Luís Fernando Flenik e Daniel Xie Wang estão em Pequim para o início das atividades do mestrado, onde permanecerão por 1 anos e 9 meses. Até o resultado final da seleção, os estudantes passaram por um processo seletivo que exigiu, entre outras etapas, a comprovação da formação em áreas do conhecimento afins ao programa; experiência profissional ou em pesquisa em tecnologias na área espacial; o domínio da língua inglesa, além da apresentação de plano de pesquisa e da participação em uma entrevista em vídeo online.

25092017 IMG 0601
Da direita para esquerda: Cristiano Strieder, Luis Fernando, Luan Henrique, Daniel Xie Wang (Foto: Acervo Pessoal)

A oportunidade de capacitação de recursos humanos para a área espacial brasileira é, além de estratégica, vantajosa para o Brasil, uma vez que os selecionados terão uma formação ainda não disponível no Brasil, em um país com tecnologia aeroespacial avançada.

RCSSTEAP
O RCSSTEAP é o sexto centro mundial de educação espacial estabelecido em cooperação com o Escritório das Nações Unidas para Assuntos do Espaço Exterior (UNOOSA). Entre os objetivos do Centro estão o aprimoramento da formação em ciências e tecnologias espaciais, de forma a promover o desenvolvimento socioeconômico de países em desenvolvimento. O programa aborda os seguintes temas: Sistemas Globais de Navegação por Satélite (GNSS), Sensoriamento Remoto e Sistema de Geoinformação (RS&GIS) e Tecnologias em Microssatélites (MicroSat Tech).

(Brasília – CCS/CAPES)

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'CCS/CAPES’

Fim do conteúdo da página