Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Sala de Imprensa > Notícias > CAPES participa de comemoração dos 8 anos do Parfor na UFPA
Início do conteúdo da página
Formação de professores

CAPES participa de comemoração dos 8 anos do Parfor na UFPA

Publicado: Sexta, 22 Setembro 2017 17:01 | Última Atualização: Segunda, 25 Setembro 2017 13:31

A Universidade Federal do Pará (UFPA) comemora os oito anos de atividades do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) na instituição com uma cerimônia hoje, às 17h, no Centro de Eventos Benedito Nunes, no campus Guamá. Na solenidade estará presente o diretor de Formação de Professores da Educação Básica da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Marcelo Câmara.

22092017 MG 4500
Diretor de Formação de Professores da Educação Básica da CAPES, Marcelo Câmara dos Santos (Foto: Haydée Vieira)

Na programação haverá apresentação dos cursos de licenciatura em Teatro, Música e Artes Visuais e exibição de documentário com depoimentos de professores e gestores que participaram projeto.

“O Parfor atingiu não apenas a interiorização, que já é tradição na UFPA”, pontua Márcio Nascimento, coordenador do Parfor na UFPA. “Ele mostra a interiorização em cursos que nunca imaginamos haver no Pará, como Teatro, Música e Educação Física”.

Parfor
O Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) é uma ação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) para induzir e fomentar a oferta de educação superior, gratuita e de qualidade, para profissionais do magistério que estejam no exercício da docência na rede pública de educação básica por meio do fomento à implantação de turmas especiais, por instituições de educação superior (IES), em cursos de Primeira Licenciatura, Segunda Licenciatura ou Formação Pedagógica.

O Parfor é realizado em regime de colaboração entre a União, por intermédio da CAPES, os estados, o Distrito Federal e os municípios, e visa a atender as finalidades da Lei nº 8.405, de 9 de janeiro de 1992, alterada pelo art. 15 da Lei nº 12.695 de 25 de julho de 2012. O programa está em consonância com as metas 15 e 16 do Plano Nacional de Educação (PNE), Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014 e com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996.

Leia também:

Diretor de Educação Básica da CAPES participa de Seminário na UESPI

(Brasília – CCS Capes)

Fim do conteúdo da página