Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Sala de Imprensa > Notícias > CAPES participa de Fórum para debate sobre programa de pesquisa marinha
Início do conteúdo da página
IODP

CAPES participa de Fórum para debate sobre programa de pesquisa marinha

Publicado: Sexta, 08 Setembro 2017 15:00 | Última Atualização: Sexta, 08 Setembro 2017 15:01

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) participará, de 11 a 13 de setembro, do Fórum do IODP, que acontecerá em Xangai, na China. O Fórum reúne anualmente os países, consórcios ou entidades que fornecem fundos para as operações da plataforma IODP para troca de ideias e pontos de vista sobre o progresso científico do Programa Internacional de Descoberta Oceânica [International Ocean Discovery Program] e avaliação dos objetivos alcançados com base naqueles estabelecidos no Plano Científico 2013-2023.

A CAPES fará duas exposições sobre como o programa é promovido no Brasil, com o objetivo de trocar experiências e potencializar ações. O evento é sediado a cada ano em um país diferente que participa do Consórcio Joides Resolution. No ano passado, o Fórum foi realizado no Brasil, em Búzios/RJ.

Mais informações aqui.

Sobre o IODP
O International Ocean Discovery Program (IODP) é um programa internacional de pesquisas marinhas que investiga a história e a estrutura da Terra a partir do registro em sedimentos e rochas do fundo do mar, além de monitorar ambientes de sub-superfície.

Parte significativa da comunidade científica atuante em ciências do mar de águas profundas de diversos países está envolvida no programa. Desde 2013, o Brasil, por meio de financiamento viabilizado pela CAPES, é membro do consórcio JOIDES Resolution e colabora com o IODP. Para executar as atividades previstas no Programa, a Capes conta com o apoio de um Comitê Científico e um Comitê Executivo.

Expedições do IODP usam avançada tecnologia de perfuração oceânica, de modo a permitir disseminação de dados e amostras a partir de arquivos globais, particularmente para os países membros do programa.

O sistema de perfuração é apoiado por um parque analítico a bordo do Navio de Pesquisa JOIDES Resolution, composto por equipamentos de última geração voltados a pesquisa geofísica, geoquímica, microbiológica e paleoclimática. Além da infraestrutura a bordo, o IODP conta com apoio de numerosas instituições de pesquisa e formação de recursos humanos nos diferentes países que atualmente compõem o programa.

Conheça a página do Programa CAPES/IODP.

Visite a página oficial do IODP.

(Brasília - CCS/CAPES)

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'CCS/CAPES'

Fim do conteúdo da página