Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Sala de Imprensa > Notícias > ProfMat abre inscrições para Exame Nacional de Acesso
Início do conteúdo da página
Mestrado em Rede

ProfMat abre inscrições para Exame Nacional de Acesso

Publicado: Sexta, 11 Agosto 2017 15:54 | Última Atualização: Sexta, 11 Agosto 2017 16:46

O Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (ProfMat) está com inscrições abertas para o Exame Nacional de Acesso 2018. A prova consistirá em 30 questões de múltipla escolha que terão como objetivo avaliar os conhecimentos numéricos, geométricos, de estatística e probabilidade, algébricos e algébricos/geométricos dos candidatos, de forma a aferir o domínio matemático necessário para cursar as disciplinas que compõem o ProfMat. As inscrições vão até o dia 12 de setembro e a prova acontecerá no dia 21 de outubro.

O ProfMat é um curso semipresencial, com oferta nacional, realizado por uma rede de Instituições de Ensino Superior, no contexto da Universidade Aberta do Brasil (UAB), e coordenado pela Sociedade Brasileira de Matemática. O curso visa atender professores de Matemática em exercício no ensino básico, especialmente na escola pública, que busquem aprimoramento em sua formação profissional, com ênfase no domínio aprofundado de conteúdo matemático relevante para sua atuação docente. O programa opera em ampla escala, com o objetivo de, em médio prazo, ter impacto substancial na formação matemática do professor em todo o território nacional.

Pioneiro entre os cursos de mestrado profissional em rede no país, o ProfMat obteve nota cinco na Avaliação Trienal da CAPES em 2013, correspondente ao período 2010–2012. A nota máxima para um programa de mestrado na primeira avaliação evidencia a excelente qualidade acadêmica e científica do Profmat. Saiba mais.

Acesse o edital.

UAB
Criado em 2005, o sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) é um sistema integrado por universidades públicas que oferece cursos de nível superior para camadas da população que têm dificuldade de acesso à formação universitária, por meio do uso da metodologia da educação a distância. O público em geral é atendido, mas os professores que atuam na educação básica têm prioridade de formação, seguidos dos dirigentes, gestores e trabalhadores em educação básica dos estados, municípios e do Distrito Federal. Hoje, o Sistema é coordenado pela Diretoria de Educação a Distância (DED) da CAPES.

Além de coordenar o Sistema UAB, a DED/CAPES é responsável pela gestão do Programa de Mestrado Profissional para Qualificação de Professores da Educação Básica (PROEB). Atualmente, são ofertados mestrados profissionais em rede nacional no formato semipresencial voltados a professores da educação básica nas áreas de: Matemática (Profmat); Letras (Profletras); Ensino de Física – MNPEF (ProFis); Artes (ProfArtes); História (ProfHistória); Educação Física (ProEF); Química (ProfQui); Filosofia (Prof-Filo); e Biologia (ProfBio). Também são ofertados neste mesmo formato os cursos em Administração Pública (ProfiAP); em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos (ProfÁgua); e em Ensino de Ciências Ambientais (ProfCiamb).

(CCS/Capes)

Fim do conteúdo da página