Sala de Imprensa Sala de Imprensa Notícias Últimos dias para inscrição em chamada para agente de divulgação
EXPEDIÇÃO NA AUSTRÁLIA

Últimos dias para inscrição em chamada para agente de divulgação

Publicado: Quinta, 27 Julho 2017 12:12 , Última Atualização: Quarta, 04 Outubro 2017 11:46

Está aberto até 31 de julho o período de inscrição do Edital nº 26/2017, com objetivo de selecionar um Agente de Divulgação do programa IODP/CAPES-Brasil para integrar a Expedição 369 - Australia Cretaceous Climate and Tectonics, a bordo do navio JOIDES Resolution, que acontecerá de 26 de setembro a 26 de novembro de 2017. O selecionado deverá divulgar as atividades científicas do programa IODP e os resultados da expedição para estudantes (dos níveis médio e superior), pesquisadores, professores de ensino médio, docentes da educação superior e profissionais que trabalham com divulgação científica, de forma a estimular o interesse pela ciência nos oceanos.

As inscrições são feitas por meio eletrônico no Sistema de Inscrição da CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. A candidatura a ser submetida, deverá, obrigatoriamente, conter, como anexos, os documentos exigidos no Edital. Após todas as etapas de seleção, o resultado está previsto para ser divulgado no fim de agosto. O edital e os anexos estão disponíveis na página (http://www.capes.gov.br/bolsas/premios/48-programas-especiais/8454-selecao-de-agente-de-divulgacao-do-programa-iodp-capes-brasil-edital-n-26-2017).

Benefícios
Uma vez selecionado, o Agente de Divulgação do Programa IODP/CAPES-Brasil será contemplado com passagem aérea de ida e volta, no trecho Brasil-Austrália-Brasil, para período da expedição; auxílio seguro saúde; e recurso de custeio no valor de R$10 mil para as atividades previstas no período pós-expedição da “Proposta de Atividades Educacionais e de Divulgação” aprovada. A alimentação e a hospedagem durante o período da expedição serão providenciadas pela equipe de operação do navio JOIDES Resolution.

O candidato selecionado não poderá permanecer no exterior após o término da Expedição 369, devendo retornar ao Brasil na data para a qual foi adquirida a passagem. Caso o candidato selecionado seja servidor público federal, estadual ou municipal, ele deverá providenciar junto à instituição com a qual mantém vínculo empregatício, em até dez dias corridos após convocação da CAPES, publicação, em Diário Oficial, autorização de afastamento do país, contendo o período da viagem e constando “ônus para a CAPES”.

O Programa
O International Ocean Discovery Program (IODP) é um programa internacional de pesquisas marinhas, que visa investigar a história e a estrutura da Terra a partir do registro de sedimentos e rochas em águas profundas dos oceanos. Para isto, usa o atual e mais evoluído estado da arte da tecnologia em perfuração oceânica, o navio de pesquisa JOIDES Resolution, como instrumento essencial para novas descobertas, permitindo a disseminação de dados e amostras a partir de arquivos globais, particularmente para os 25 (vinte e cinco) países membros do Programa.

O IODP/CAPES-Brasil é executado pela CAPES em parceria com a National Science Foundation (NSF). O Programa enquadra-se nas diretrizes da CAPES de indução de áreas estratégicas da política brasileira de ciência, tecnologia e inovação.

Compartilhe o que você leu