Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Sala de Imprensa > Notícias > CAPES seleciona projetos conjuntos de pesquisa com países da Europa
Início do conteúdo da página
Cooperação Internacional

CAPES seleciona projetos conjuntos de pesquisa com países da Europa

Publicado: Segunda, 24 Julho 2017 12:04 | Última Atualização: Segunda, 24 Julho 2017 12:08

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) está com três editais abertos que selecionam projetos conjuntos de pesquisa desenvolvidos por grupos brasileiros e europeus vinculados a instituições de ensino superior ou de pesquisa, com o intuito de apoiar e fomentar o intercâmbio científico. Confira os detalhes abaixo:

CAPES/NUFFIC
Em parceria com a Holanda, o programa CAPES/NUFFIC tem inscrições até o dia 15 de setembro. Serão concedidas bolsas nas modalidades: doutorado sanduíche, pós-doutorado e graduação sanduíche. O Programa tem como objetivo selecionar projetos conjuntos de pesquisa em todas as áreas do conhecimento, com especial foco nas áreas de Ciências Biológicas, Engenharias, Ciências Médicas (Ciências da Saúde), Ciências Agrícolas, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas e Artes, com vistas ao intercâmbio científico entre Instituições de Ensino Superior (IES) do Brasil e da Holanda, visando à formação de recursos humanos de alto nível nos dois países.

Acesse o edital.

CAPES/WBI
Estão abertas, até 15 de setembro, as inscrições para o programa CAPES/WBI, que tem como objetivo apoiar o intercâmbio científico entre grupos de pesquisa brasileiros e belgas, nas especialidades de Ciências Biológicas e da Saúde; Agroindústria; Engenharias (nas especialidades: mecânica, transporte e logística, aeronáutica e espacial); e Meio Ambiente. A proposta deve ser apresentada pelo Coordenador Brasileiro à CAPES e pelo Coordenador Belga no WBI. As inscrições na CAPES são gratuitas e feitas exclusivamente pela internet mediante o preenchimento do formulário de inscrição. As propostas selecionadas serão contempladas com missões de trabalho, missões de estudo e recursos de custeio.

Acesse o edital.

CAPES-FCT
O Programa CAPES-FCT visa fomentar a mobilidade de docentes e de estudantes de pós-graduação no nível de doutorado sanduíche e pós-doutorado em parceria com Portugal. A inscrição das propostas poderá ser feita até o dia 22 de setembro de 2017. O programa selecionará até dez projetos conjuntos de pesquisa, mediante decisão conjunta entre as agências financiadoras e disponibilidade orçamentária. Serão aceitas propostas das seguintes áreas do conhecimento: Ciências do Espaço (ex.: Engenharia Aeroespacial, Meteorologia, Climatologia, Astronomia); Transportes (ex.: Infraestrutura, Planejamento, Organização e Engenharia de Transportes e tráfego urbano); Direito; Ciências da Informação; Arquitetura e Urbanismo; Planejamento Urbano e Regional; Ciências Ambientais e Farmacologia.

Acesse o edital.

(CCS/CAPES)

Fim do conteúdo da página