Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Sala de Imprensa > Notícias > Diretor da CAPES participa de encontros na Espanha para promover cooperação internacional
Início do conteúdo da página
Formação de Professores

Diretor da CAPES participa de encontros na Espanha para promover cooperação internacional

Publicado: Quarta, 19 Julho 2017 11:17 | Última Atualização: Quarta, 19 Julho 2017 11:17

O diretor de Educação a Distância da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Carlos Lenuzza esteve na última semana em missão oficial nas cidades de Madrid e Barcelona para uma série de encontros com vistas ao estabelecimento de cooperação internacional entre Brasil e Espanha no âmbito da formação de professores da Educação Básica na modalidade a distância.

19072017 Pastora Martinez UOC
O diretor da CAPES também esteve na Universidade Aberta de Catalunha

A partir da experiência brasileira acumulada com o sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), Lenuzza se reuniu com especialistas europeus em cooperação internacional e em formação de professores. No Ministerio de Educación, Cultura y Deporte, o diretor da CAPES esteve com David Ferrán Priestley, Subdirector General de Cooperación Internacional e Promoción Exterior Educativa. O diretor também teve oportunidade de conhecer Servicio Español para la Internacionalización de la Educación (SEPIE), em reunião com os diretores da instituição, Pablo Marín González e Afonso Álvares Osório.

19072017 David Priestley
No Ministerio de Educación, Cultura y Deporte, o diretor da CAPES esteve com David Ferrán Priestley, Subdirector General de Cooperación Internacional e Promoción Exterior Educativa

A Embaixada do Brasil na Espanha também esteve no roteiro da missão. O diretor da CAPES esteve com o embaixador Antônio Simões, assim como com a chefe do Setor de Cooperação Educacional, Mayara Nascimento dos Santos e com a responsável pelo Programa Ciência Sem Fronteiras na Espanha, Cristiane Pereira de Lima. Com o encontro, Lenuzza foi convidado para participar do evento de apresentação das universidades brasileiras promovido pela Embaixada brasileira em setembro. Está prevista a participação de 40 instituições do Brasil. Acompanhado pelos representantes da Embaixada visitou a Casa do Brasil na Espanha, onde foi recebido pelo Diretor Cassio Romano.

Ainda com relação aos encontros com personalidades que tratam do desenvolvimento da modalidade de Educação a Distância, Carlos Lenuzza se reuniu com a vice-reitora de Relações Internacionais da Universidad Nacional de Educación a Distancia (UNED), Esther Souto Galván e com a vice-reitora de Globalização e Cooperação da Universidade Aberta de Catalunha (UOC), Pastora Martínez Samper. Em Madrid, o diretor da CAPES esteve ainda com o diretor Instituto Nacional de Tecnologías Educativas y de Formación del Profesorado (INTEF), Félix Serrano Delgado e com a subdiretora geral de Formação dos Professores Universitários do Ministerio de Educación, Cultura y Deporte, Carmen Bermúdez Rojas-Marcos.

19072017 Cassio Romano Caso do Brasil
Acompanhado pelos representantes da Embaixada visitou a Casa do Brasil na Espanha, onde foi recebido pelo Diretor Cassio Romano

UAB
Criado em 2005, o sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) é um sistema integrado por universidades públicas que oferece cursos de nível superior para camadas da população que têm dificuldade de acesso à formação universitária, por meio do uso da metodologia da educação a distância. O público em geral é atendido, mas os professores que atuam na educação básica têm prioridade de formação, seguidos dos dirigentes, gestores e trabalhadores em educação básica dos estados, municípios e do Distrito Federal. Hoje, o Sistema é coordenado pela Diretoria de Educação a Distância (DED) da CAPES.

Além de coordenar o Sistema UAB, a DED/CAPES é responsável pela gestão do Programa de Mestrado Profissional para Qualificação de Professores da Educação Básica (PROEB). Atualmente, são ofertados mestrados profissionais em rede nacional no formato semipresencial voltados a professores da educação básica nas áreas de: Matemática (Profmat); Letras (Profletras); Ensino de Física – MNPEF (ProFis); Artes (ProfArtes); História (ProfHistória); Educação Física (ProEF); Química (ProfQui); Filosofia (Prof-Filo); e Biologia (ProfBio). Também são ofertados neste mesmo formato os cursos em Administração Pública (ProfiAP); em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos (ProfÁgua); e em Ensino de Ciências Ambientais (ProfCiamb).

(CCS/Capes)

Fim do conteúdo da página