Sala de Imprensa Sala de Imprensa Notícias CAPES participa da ExpoT&C na UFMG
SBPC

CAPES participa da ExpoT&C na UFMG

Publicado: Terça, 18 Julho 2017 11:25 , Última Atualização: Quarta, 04 Outubro 2017 11:45

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) participa da mostra de ciência, tecnologia e inovação (CT&I), a ExpoT&C, no campus Pampulha da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A feira reúne centenas de expositores, é aberta ao público e faz parte das atividades da 69ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). No espaço, a CAPES divulga suas ações e programas. A ExpoT&C segue até o próximo sábado, dia 22.

18072017 estande capes 69 sbpc img 01

IODP/Capes-Brasil
No estande, foi montada uma exposição com fotos e informações do Programa IODP/Capes-Brasil, que está com duas chamadas abertas. Uma para seleção de Agente de Divulgação para integrar expedição na Austrália - Edital nº 26/2017, com inscrições abertas até 31 de julho, e outra para selecionar um pesquisador brasileiro para expedição no Pacífico Sul, com inscrições abertas até 15 de setembro.

Periódicos
Estão sendo distribuídos ainda, no estande, materiais de divulgação do Portal de Periódicos. No mesmo espaço, bibliotecárias help desks ligadas ao Portal realizam atendimento ao público, esclarecendo dúvidas e orientando sobre o acesso aos conteúdos oferecidos. Os usuários também podem visualizar os conteúdos do Portal por meio do aplicativo .periodicos., disponível em dispositivos eletrônicos, como tablets e celulares.

App Bolsista CAPES
O aplicativo móvel criado para atender bolsistas e ex-bolsistas da CAPES está sendo divulgado no estande. O app pode ser encontrado na Apple Store (iPhones e iPads) e Google Play (telefones e tablets Android), nos seguintes links:

Usuários Apple (iPhone e iPad)
https://itunes.apple.com/br/app/bolsista-capes/id1200516646?mt=8
Usuários Google (telefones e tablets Android)
https://play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.capes.bolsista&hl=pt_BR

Nesta primeira versão, os usuários podem realizar o acompanhamento de bolsas na CAPES, acessar informações dos processos (como vigência da bolsa e dados bancários cadastrados) e também visualizar o histórico de pagamentos efetivados. Podem utilizar o aplicativo bolsistas e ex-bolsistas de diversos programas de pagamento de bolsas da CAPES, entre eles o Programa de Demanda Social (DS), Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), Programa de Doutorado Pleno no Exterior, Programa de Doutorado-sanduíche no Exterior (PDSE), entre outros.

Novas versões do aplicativo estão previstas para os próximos meses, trazendo novidades como a opção para receber notificações push sobre pagamentos e comunicados da CAPES, além da integração com o canal Linha Direta, disponível aos bolsistas no exterior.

69ª Reunião da SBPC
A Reunião Anual da SBPC teve solenidade de abertura realizada na noite do último domingo, 16, no auditório da Reitoria da UFMG. Durante o evento, a presidente da SBPC, Helena Bonciani Nader ressaltou o posicionamento da SBPC frente a vários acontecimentos que têm ameaçado e prejudicado a CT&I no cenário nacional e afirmou que essa questão permanece como uma das grandes preocupações da comunidade acadêmica e científica. “Nossa luta continua pela reposição do orçamento pelo menos aos níveis do ano de 2013, já que não podemos pensar num estado soberano sem CT&I. É uma bandeira que tem sido constante na agenda da SBPC.”

18072017 estande capes 69 sbpc img 02

O reitor da UFMG, Jaime Ramírez, enfatizou que os gastos em educação, ciência e tecnologia devem ser tratados como investimento num futuro melhor para o país, não como custos correntes, e jamais limitados ou corrigidos pela inflação do ano anterior.

Jaime Ramírez defendeu uma rigorosa e rápida apuração de todas as denúncias e o desejo de que “os poderes constituídos, na sua missão de resguardar a democracia e a defesa intransigente do estado de direito, garantam também, com imparcialidade, o pleno funcionamento das instituições democráticas, a liberdade dos movimentos sociais e todas as instâncias de representação social”.

Homenagens
Na noite de abertura, a SBPC homenageou os cientistas Sérgio Henrique Ferreira (1934-2016) e Ângelo Machado e a assessora Beatriz Bulhões. Durante a solenidade, o presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Mario Neto Borges, entregou ao jornalista Reinaldo José Lopes o 37º Prêmio José Reis de Divulgação Científica. Veja mais informações sobre os homenageados na página da SBPC.

(CCS/CAPES)

Compartilhe o que você leu