Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Sala de Imprensa > Notícias > Brasileiros a bordo de navio de pesquisas oceanográficas farão transmissão ao vivo
Início do conteúdo da página
IODP

Brasileiros a bordo de navio de pesquisas oceanográficas farão transmissão ao vivo

Publicado: Segunda, 17 Julho 2017 17:56 | Última Atualização: Quarta, 04 Outubro 2017 11:45

Os dois pesquisadores brasileiros a bordo do navio JOIDES Resolution nos Estados Unidos que participam da escola de verão School of Rock 2017 farão uma transmissão ao vivo pela internet nesta terça-feira, 18, às 9h, horário de Brasília. A expedição reúne professores e pesquisadores de diferentes países e visa proporcionar aos participantes a experiência de vivenciar pesquisas oceanográficas com dados reais, obtidos por meio da perfuração do assoalho oceânico, em águas profundas.

Realizada desde 2005, esta é a primeira vez que a escola de verão conta com brasileiros entre os participantes. A professora do Departamento de Geologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Helenice Vital, doutora em geologia e geofísica marinha, representa cientistas e professores de nível superior acompanhada de professor do curso técnico em geologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Miguel Borges mestre em geodinâmica e geofísica, que representa educadores de 2º. grau.

Acesse o link de transmissão

A participação brasileira é financiada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e National Science Foundation (NSF) por meio do programa IODP, do qual a expedição faz parte.

Sobre o IODP
O International Ocean Discovery Program (IODP) é um programa internacional de pesquisas marinhas que investiga a história e a estrutura da Terra a partir do registro em sedimentos e rochas do fundo do mar, além de monitorar ambientes de sub-superfície. Parte significativa da comunidade científica atuante em ciências do mar de águas profundas de diversos países está envolvida no programa.

Desde 2013, o Brasil, por meio de financiamento viabilizado pela CAPES, é membro do consórcio JOIDES Resolution e colabora com o IODP. Para executar as atividades previstas no Programa, a Capes conta com o apoio de um Comitê Científico e um Comitê Executivo.

Expedições do IODP usam avançada tecnologia de perfuração oceânica, de modo a permitir disseminação de dados e amostras a partir de arquivos globais, particularmente para os países membros do programa.

O sistema de perfuração é apoiado por um parque analítico a bordo do Navio de Pesquisa JOIDES Resolution, composto por equipamentos de última geração voltados a pesquisa geofísica, geoquímica, microbiológica e paleoclimática. Além da infraestrutura a bordo, o IODP conta com apoio de numerosas instituições de pesquisa e formação de recursos humanos nos diferentes países que atualmente compõem o programa.

Conheça a página do Programa CAPES/IODP.

Visite a página oficial do IODP.

(CCS/CAPES)

Fim do conteúdo da página