Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Sala de Imprensa > Notícias > Portal de Periódicos está presente no WRNP 2017
Início do conteúdo da página
Evento

Portal de Periódicos está presente no WRNP 2017

Publicado: Segunda, 15 Maio 2017 11:43 | Última Atualização: Segunda, 15 Maio 2017 11:43

Nos dias 15 e 16 de maio, a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) promove o 18º Workshop RNP (WRNP), em Belém/PA. Com o tema “25 anos de internet no Brasil”, o evento conta com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), que está representada pelo Portal de Periódicos.

No espaço do Portal, os participantes podem coletar informações sobre a biblioteca virtual da CAPES e receber atendimento com a equipe presente. Também é possível acessar o Portal de Periódicos em tempo real por notebook, tablet ou celular – que serão disponibilizados no local – para esclarecer dúvidas sobre o acesso.

Promovido desde 1999, o WRNP tem o objetivo de aproximar o público dos avanços tecnológicos e dos principais tópicos em discussão na área de pesquisa e desenvolvimento de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) dentro e fora do Brasil.

O workshop é realizado junto com o 35º Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos (SBRC), que ocorrerá no Hotel Princesa Louça, em Belém. Os interessados podem se inscrever nos dois eventos ou podem optar em participar apenas do WRNP.

Mais informações aqui.

Portal de Periódicos
O Portal de Periódicos da CAPES é uma biblioteca virtual que reúne e disponibiliza a instituições de ensino e pesquisa no Brasil o melhor da produção científica internacional. Ele conta com um acervo de mais de 38 mil títulos com texto completo, 134 bases referenciais, 11 bases dedicadas exclusivamente a patentes, além de livros, enciclopédias e obras de referência, normas técnicas, estatísticas e conteúdo audiovisual.

O Portal foi criado tendo em vista o déficit de acesso das bibliotecas brasileiras à informação científica internacional, dentro da perspectiva de que seria demasiadamente caro atualizar esse acervo com a compra de periódicos impressos para cada uma das universidades do sistema superior de ensino federal. Foi desenvolvido ainda com o objetivo de reduzir os desnivelamentos regionais no acesso a essa informação no Brasil. Ele é considerado um modelo de consórcio de bibliotecas único no mundo, pois é inteiramente financiado pelo governo brasileiro. É também a iniciativa do gênero com a maior capilaridade no planeta, cobrindo todo o território nacional.

Acesse o Portal de Periódicos da CAPES.

(Com informações do Portal de Periódicos)

Fim do conteúdo da página