Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Sala de Imprensa > Notícias > Primeira turma de pedagogia na modalidade a distância cola grau na Unifal
Início do conteúdo da página
UAB

Primeira turma de pedagogia na modalidade a distância cola grau na Unifal

Publicado: Segunda, 17 Abril 2017 09:43 | Última Atualização: Segunda, 17 Abril 2017 09:49

Mais de 100 estudantes concluintes da primeira turma do curso de licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal de Alfenas (Unifal), na modalidade a distância, colaram grau no dia 1º de abril. De acordo com a instituição, esta é uma das turmas de formandos mais numerosas da Universidade. O curso é oferecido pelo sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB).

Familiares, amigos e tutores dos acadêmicos vieram dos polos de Araras-MG, Bragança Paulista-SP, Campinas-SP, Campo Belo-MG, Conceição do Mato Dentro-MG, Santa Isabel-SP, São João da Boa Vista-SP, para prestigiar o momento, que foi dividido em duas cerimônias conduzidas pela vice-reitora, Magali Benjamim de Araújo.

17042017 materia unifal
O curso de pegadogia é uma das turmas de formandos mais numerosas da universidade em Minas Gerais (Foto: Acervo pessoal)

No período da manhã, os concluintes ouviram as palavras do paraninfo, professor André Luís Sena Mariano, que destacou a importância do ofício da docência. “Ser professor é um processo que começa muito antes dos cursos de formação e se estende por toda vida.’ Eis a chave da nossa profissão: vocês não começaram a aprender a ser professores nas cadeiras de casa de vocês, enquanto faziam tarefas, liam textos. Vocês não aprenderam a ser professores nestes quatro anos e meio. Aqui, vocês descobriram que foi somente uma etapa formativa e que aprender a ser professor é algo que se concretiza na prática. Vocês descobrirão, se é que já não o fizeram, a quantidade de conhecimentos e experiências a que vocês serão submetidos e jamais imaginaram”, afirmou.

Na segunda parte do evento, a coordenadora do curso, professora Vanessa Cristina Girotto, relembrou as conquistas e os desafios que acompanharam o período. “Enquanto mulher, cristã, freireana e sujeito no mundo, não poderia deixar de exteriorizar meus sentimentos de alegria, comoção e satisfação, felicidade por ter tido a oportunidade de coordenar e aprender junto com a primeira turma de Pedagogia a distância da Unifal. Foram cinco anos de muitos desafios, mas acima de tudo, muita gratidão. Despeço-me da primeira turma da Pedagogia EAD – Unifal, assim como da coordenação do curso, tendo a certeza de que este é o encerramento de um ciclo, de muitas aprendizagens e o início de uma nova fase, tendo a certeza de que nenhum de nós sairá deste lugar da mesma forma como entrou, afinal, como já dizia meu velho amigo Freire: as pessoas não são, estão sendo”, enfatizou.

17042017 materia unifal 2
O curso é oferecido pelo sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) (Foto: Acervo pessoal)

A coordenadora ainda lembrou o impacto do curso no âmbito acadêmico e social, uma vez que discentes foram aprovados em concursos públicos – no polo de Araras-SP; além de uma acadêmica que obteve aprovação no Programa de Pós-Graduação em Educação da universidade.

UAB
Criado em 2005, o sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) é um sistema integrado por universidades públicas que oferece cursos de nível superior para camadas da população que têm dificuldade de acesso à formação universitária, por meio do uso da metodologia da educação a distância. O público em geral é atendido, mas os professores que atuam na educação básica têm prioridade de formação, seguidos dos dirigentes, gestores e trabalhadores em educação básica dos estados, municípios e do Distrito Federal. Hoje, o Sistema é coordenado pela Diretoria de Educação a Distância (DED) da CAPES.

Além de coordenar o Sistema UAB, a DED/CAPES é responsável pela gestão do Programa de Mestrado Profissional para Qualificação de Professores da Educação Básica (PROEB). Atualmente, são ofertados mestrados profissionais em rede nacional no formato semipresencial voltados a professores da educação básica nas áreas de: Matemática (Profmat); Letras (Profletras); Ensino de Física – MNPEF (ProFis); Artes (ProfArtes); História (ProfHistória); Educação Física (ProEF); Química (ProfQui); Filosofia (Prof-Filo); e Biologia (ProfBio).

Também são ofertados neste mesmo formato os cursos em Administração Pública (ProfiAP); em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos (ProfÁgua); e em Ensino de Ciências Ambientais (ProfCiamb).

(Com informações da Unifal)

Fim do conteúdo da página