Sala de Imprensa Sala de Imprensa Notícias UFSC promove seminário sobre Recursos Educacionais Abertos
UAB

UFSC promove seminário sobre Recursos Educacionais Abertos

Publicado: Quarta, 29 Março 2017 15:01 , Última Atualização: Quarta, 29 Março 2017 15:01

O Laboratório de Mídias Integradas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove nesta quinta-feira, 30, o Seminário Recursos Educacionais Abertos - Universidade Aberta do Brasil (REA-UAB/UFSC) para apresentar a temática para os professores autores de materiais didáticos. O encontro acontece a partir das 9h, na Biblioteca Universitária da instituição.

De acordo com os organizadores do seminário, o objetivo é disponibilizar no repositório institucional da UFSC, por meio de licenciamento aberto, a vasta coleção de materiais didáticos produzidos desde o início dos cursos do sistema UAB na universidade.

Os futuros materiais didáticos da UAB na UFSC já serão elaborados por bolsistas comprometidos com o licenciamento aberto e serão publicados no novo portal de conteúdos educacionais abertos, o EduCapes. O site compila o material didático dos cursos do sistema UAB e pode ser acessado gratuitamente por cidadãos de todas as regiões do Brasil.

A Diretoria de Educação a Distância da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) tem o objetivo de disponibilizar os conteúdos da UAB para toda a população brasileira, considerando que a fonte de recursos é pública e seus produtos devem estar acessíveis a todos os cidadãos.

Saiba mais sobre o evento.

UAB
Criada em 2005, o sistema Universidade Aberta do Brasil (Profmat) é um sistema integrado por universidades públicas que oferece cursos de nível superior para camadas da população que têm dificuldade de acesso à formação universitária, por meio do uso da metodologia da educação a distância. O público em geral é atendido, mas os professores que atuam na educação básica têm prioridade de formação, seguidos dos dirigentes, gestores e trabalhadores em educação básica dos estados, municípios e do Distrito Federal. Hoje, o Sistema é coordenado pela Diretoria de Educação a Distância (DED) da Capes.

Além de coordenar o Sistema UAB, a DED/CAPES é responsável pela gestão do Programa de Mestrado Profissional para Qualificação de Professores da Educação Básica (PROEB). Atualmente, são ofertados mestrados profissionais em rede nacional no formato semipresencial voltados a professores da educação básica nas áreas de: Matemática (Profmat); Letras (Profletras); Ensino de Física – MNPEF (ProFis); Artes (ProfArtes); e História (ProfHistória). Também são ofertados neste mesmo formato os cursos em Administração Pública (ProfiAP) e em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos (ProfÁgua).

(Com informações da UFSC)

Leia também:
Fórum de coordenadores UAB promove palestra sobre direitos autorais

Compartilhe o que você leu