Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Sala de Imprensa > Notícias > Vídeo aborda programa de expedição em mar profundo
Início do conteúdo da página
Pesquisa Marinha

Vídeo aborda programa de expedição em mar profundo

Publicado: Sexta, 10 Março 2017 13:30 | Última Atualização: Segunda, 13 Março 2017 10:09

Nesta semana, a TV NBr gravou um vídeo sobre o Programa IODP (International Ocean Discovery Program), que tem como objetivo científico investigar a história e a estrutura da Terra a partir do registro de sedimentos e rochas em águas profundas dos oceanos; e sobre a Expedição 376 - Brothers Arc Flux, que está com inscrições abertas até o dia 1º de abril.

Para atingir seus objetivos, o programa utiliza tecnologias de perfuração oceânica como instrumento essencial para coleta de amostras, que permitem o levantamento de dados e contribuem para o alcance de novas descobertas sobre o sistema Terra. O programa reúne parte significativa da comunidade científica atuante nas ciências do mar em águas profundas de diversos países.

O sistema de perfuração é apoiado por um parque analítico a bordo do Navio de Pesquisa JOIDES Resolution, composto por equipamentos de última geração voltados a pesquisa geofísica, geoquímica, microbiológica e paleoclimática. Além da infraestrutura a bordo, o IODP conta com apoio de numerosas instituições de pesquisa e formação de recursos humanos nos diferentes países que atualmente compõem o Programa.

Desde 2013, o Brasil, por meio de financiamento viabilizado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Nível Superior (CAPES), é membro do consórcio JOIDES Resolution e colabora com o Programa IODP.

Fim do conteúdo da página