Sala de Imprensa Sala de Imprensa Notícias Capes concede cotas adicionais de bolsas às Instituições da Região Norte
XXXII Enprop

Capes concede cotas adicionais de bolsas às Instituições da Região Norte

Publicado: Sexta, 25 Novembro 2016 13:33 , Última Atualização: Segunda, 28 Novembro 2016 15:28

Nesta quinta-feira, 24, na programação do Encontro Nacional de Pró-reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (Enprop), em Manaus (AM), a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) anunciou a concessão de 554 cotas adicionais de bolsas a todas as instituições de ensino superior da região Norte com programas recomendados pela Capes.

A concessão atendeu a uma demanda feita pelo Fórum de Reitores da Região Norte em reunião realizada em agosto desse ano, que resultou na Carta de Rio Branco. O documento aborda a consolidação dos programas de pós-graduação como fator de desenvolvimento da região amazônica. A Carta de Rio Branco sugere uma revisão da matriz orçamentária da Capes de forma a promover incentivos aos programas de pós-graduação, como por exemplo o financiamento de doutorados interinstitucionais (DINTERs), considerando o grande número de professores mestres atuando nas instituições federais de ensino superior. Em atendimento a essa proposta, além da concessão anunciada no ENPROP, a CAPES apoiou os Projetos DINTER aprovados no ultimo edital.

As bolsas de mestrado e doutorado estarão disponíveis para o cadastramento no Sistema de Acompanhamento de Concessão (SAC) no próximo mês de dezembro.

Com essa concessão, a proporção de bolsas em relação ao alunado na região Norte foi elevada ao patamar nacional.

Compartilhe o que você leu