Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Sala de Imprensa > Notícias > Novo Portal EduCapes compila conteúdos educacionais abertos
Início do conteúdo da página
Lançamento

Novo Portal EduCapes compila conteúdos educacionais abertos

Publicado: Quarta, 28 Setembro 2016 14:46 | Última Atualização: Quarta, 19 Outubro 2016 14:39

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) disponibiliza a partir dessa terça-feira, 27, um novo portal de conteúdos educacionais abertos, EduCapes. O site compila o material didático dos cursos do sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) e pode ser acessado gratuitamente por cidadãos de todas as regiões do Brasil.

O lançamento do novo portal aconteceu durante a 9ª Reunião Ordinária de Fórum de Coordenadores UAB, no auditório da Capes em Brasília. O EduCapes possibilita o acesso universal a recursos educacionais abertos licenciados voltados a qualquer tipo de atividade acadêmica em qualquer modalidade e em diversos formatos.

28092016 9 forum nacional coordenadores uam img 1293
O EduCapes pode ser acessado gratuitamente por cidadãos de todas as regiões do Brasil (Foto: Edson Morais - CCS/Capes)

Para o diretor de Educação a Distância da Capes, Carlos Lenuzza, a ferramenta é um primeiro passo na criação do legado da Universidade Aberta do Brasil. “No que tange a produção de material didático, de recursos educacionais e do repositório de objetos educacionais ainda engatinhamos nos últimos dez anos. No âmbito da UAB, é importante lembrarmos que são todos conteúdos produzidos com recursos de orçamento do Estado, pagos por todos nós”, afirma.

O diretor destacou o valor do compartilhamento do conhecimento possibilitado pela ferramenta. “Agora, com o EduCapes temos o espaço público com a confiabilidade da Capes para que a própria comunidade cientifica dê continuidade e mobilidade a esse recurso. A inteligência cresce com compartilhamento. Nesse primeiro momento trabalharemos de maneira experimental com a própria rede UAB e assim gostaríamos que todos os atores da Universidade Aberta instiguem o Portal especialmente nesse primeiro momento”, ressaltou Lenuzza.

O EduCapes possui formas de submissão para membros da comunidade acadêmica e deve funcionar em rede com as universidades, afirma o coordenador de Tecnologia em Educação a Distância, Alexandre Martins. “Criamos o alicerce desse produto e apostamos na simplicidade, de maneira que daqui em diante o construiremos de forma coletiva, para termos um portal completo e de alta qualidade disponível a todos os brasileiros”, afirma.

28092016 9 forum nacional coordenadores uam img 1283
O portal já está disponível para acesso e contribuições (Foto: Edson Morais - CCS/Capes)

O portal já está disponível para acesso, confira: www.educapes.capes.gov.br

Recursos Educacionais Abertos
Durante o encontro, o professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) Tel Amiel realizou uma apresentação sobre Recursos Educacionais Abertos (REA). O debate envolveu a política de direitos autorais, focando em direitos de licença livre, como o Creative Commons. “Ao atrelar uma licença livre você antecipa o que você gostaria que fizessem a sua obra em termos de atribuição, natureza dos compartilhamentos, uso comercial e criação de derivados. Quando se trata de recursos educacionais, sugerimos que as pessoas utilizem as licenças mais abertas possíveis, com ampla liberdade de reutilização, para contribuir com um ambiente que estimule a troca e assim a educação”, ressalta.

Em 2014 já são mais de 882 milhões de obras licenciadas em Creative Commons. A apresentação mostrou aos coordenadores como fazer uma licença cc. O pesquisador trouxe também aos presentes a importância dos formatos abertos, com padrões estabelecidos e conhecidos como html, jpg, ogg. “Como criadores de conteúdos educacionais é fundamental pensarmos na importância de um formato padrão e editável. Por que não oferecer esses conteúdos de maneira que as pessoas possam se apropriar mais?”, questiona.

28092016 9 forum nacional coordenadores uam img 1221
O professor da Unicamp, Tel Amiel realizou uma apresentação sobre Recursos Educacionais Abertos (Foto: Haydée Vieira - CCS/Capes)

De acordo com Tel Amiel, que acompanha o sistema Universidade Aberta do Brasil desde 2010, a UAB deve ser um espaço privilegiado para esses recursos educacionais abertos. “Quando pensamos na capilaridade do sistema e na quantidade de material didático produzida pela Universidade Aberta, temos duas características da UAB que trazem um mundo de possibilidades para a aplicação de REA no Brasil. Há um crescimento na produção acadêmica sobre o tema que devemos aproveitar”, define.

A UAB deve oferecer um curso sobre Recursos Educacionais Abertos em 2017 e os materiais didáticos utilizados serão posteriormente disponibilizados para o público geral. Acesse o Caderno REA, uma introdução ao tema para educadores.

UAB
Criado em 2005, o sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) é um sistema integrado por universidades públicas que oferece cursos de nível superior para camadas da população que tem dificuldade de acesso à formação universitária, por meio da metodologia da educação a distância. O público em geral é atendido, mas os professores que atuam na educação básica tem prioridade de formação, seguidos dos dirigentes, gestores e trabalhadores em educação básica dos estados, municípios e do Distrito Federal. Hoje, o Sistema é coordenado pela Diretoria de Educação a Distância (DED) da Capes.

Pelo sistema UAB são ofertados mestrados profissionais em rede nacional no formato semipresencial voltados a professores da educação básica nas áreas de: Matemática (Profmat); Letras (Profletras); Ensino de Física – MNPEF (ProFis); Artes (ProfArtes); e História (ProfHistória). Também são ofertados neste mesmo formato os cursos em Administração Pública (ProfiAP) e em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos (ProfÁgua).

(Pedro Arcanjo)

Leia também:

Capes recebe 9º Fórum Nacional de Coordenadores do Sistema Universidade Aberta do Brasil

Fim do conteúdo da página