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Educação a Distância

Capes recebe 9º Fórum Nacional de Coordenadores do Sistema UAB

Publicado: Quarta, 28 Setembro 2016 11:59 | Última Atualização: Quarta, 28 Setembro 2016 15:47

Aconteceu, na manhã desta terça-feira, 27, na sede da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), a abertura do 9º Fórum Nacional de Coordenadores do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). O evento acontece até esta quarta-feira, 28, e faz parte das comemorações dos dez anos da UAB, que atualmente conta com 106 universidades integradas, cerca de 130 mil alunos ativos e mais de 160 mil alunos formados, sendo que os mais de 600 polos ativos que compõem sua estrutura acadêmica constituem instâncias de importância ímpar para o desenvolvimento dos cursos em educação a distancia (EaD).

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Presidente da Capes participou da abertura da reunião (Foto: Haydée Vieira – CCS/Capes)

Durante o encontro, o presidente da Capes, Abilio Baeta Neves, reiterou o compromisso da Capes com a educação a distância e com as universidades públicas parceiras no desenvolvimento do sistema. "A rede de universidades públicas, quando constituiu esse sistema, tinha um propósito muito claro: o de fazer a educação superior chegar a todos os lugares do Brasil, oferecendo uma oportunidade de nível superior realmente qualificada, valendo-se do melhor uso possível das técnicas e das tecnologias para que não houvesse praticamente diferença alguma entre a educação a distância e a educação presencial. Nestes dez anos temos muito o que comemorar, pois as realizações foram significativas. Uma parte do nosso trabalho, agora, é a contínua busca e disponibilização de recursos para que o sistema avance e cresça. Outra parte é a discussão sistemática sobre como melhorar o trabalho que já foi feito e valorizar ainda mais o investimento feito. Desejo, então, dois dias de trabalho produtivo para, a partir daí, termos insumos ainda mais ricos para o ajuste das nossas políticas públicas e para o ajuste dos programas da própria Capes."

A presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), Ângela Maria Paiva Cruz, declarou apoio integral da instituição à UAB. “Trago aqui os parabéns da rede federal de ensino superior pelos dez anos de profícua atuação na educação a distancia pelas redes públicas do Brasil. A UAB é um programa de grande virtude na democratização do ensino superior. Com esse sistema, o Brasil pode ter uma grande transformação.”

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A presidente da Andifes declarou apoio integral da instituição à UAB (Foto: Haydée Vieira – CCS/Capes)

Ângela também parabenizou a Capes pelos 65 anos. “Ao trazer nossa declaração de apoio integral à UAB, esse programa de educação a distância que a Capes tem conduzido tão bem, ressaltamos o grande papel que a Agência tem realizado nesses 65 anos, um papel diferencial no mundo referente à manutenção e avaliação da pós-graduação brasileira. Este é um sistema robusto e muito potente no cenário internacional por causa do papel da Capes. E a educação básica brasileira também tem melhorado graças ao papel desta Agência na formação de professores.”

O presidente da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem), Aldo Nelson Bona, cumprimentou pelos dez anos da UAB, relevando o papel do sistema. “O sistema UAB trouxe à educação a distancia um novo estágio de confiabilidade, de seriedade e de desenvolvimento. A EaD iniciou-se com a iniciativa privada, muitas delas sérias, mas é certo que havia muita desconfiança em torno desta modalidade. A entrada do sistema público, com uma ajuda forte do Ministério da Educação, contribuiu para qualificar este processo e para romper barreiras da desconfiança, que gradativamente vão sendo superadas pelos resultados alcançados e pela seriedade com que o trabalho é desenvolvido. A Abruem participa com muito orgulho desse sistema. Somos 45 universidades, que estão presentes em 23 estados da federação, e 25 são credenciadas e participam da UAB.“

Desafios
Em sua fala, Abilio também ressaltou a importância da institucionalização da educação a distância. "Temos muitos desafios, não apenas o do crescimento constante, mas principalmente a institucionalização desta atividade nas universidades públicas brasileiras. E, quando falo em institucionalização, falo, sobretudo, em fazer com que a educação a distância não seja vista como uma atividade a parte das atividades regulares docentes dos professores ou mesmo uma atividade extraordinária na concepção das pró-reitorias de graduação e assim por diante.”

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O evento acontece nos dias 27 e 28 de setembro, na sede da Capes (Foto: Haydée Vieira – CCS/Capes)

O presidente da Capes tratou ainda sobre os avanços do sistema. “Tivemos, de uns anos pra cá, um crescimento muito significativo de um braço da educação a distância que é a formação de professores para o ensino médio, sobretudo por meio dos mestrados em rede induzidos pela Capes. Porém o sistema está em constante movimento e precisamos que ele seja sensível ao que se tem proposto nas discussões da Base Nacional Curricular, na revisão da estrutura curricular em geral do ensino médio, ou seja, o sistema de mestrados em rede induzidos pela Capes precisa mostrar capacidade de adequação aos novos tempos e às mudanças.”

Futuro
O novo diretor de Educação a Distância da Capes, Carlos Lenuzza, finalizou a abertura. “Quando falamos da UAB, os números são sempre superlativos. São dez anos de trabalho e hoje temos algumas reflexões obrigatórias, como o processo de institucionalização. E, para falar disso, temos que acabar com essa diferenciação entre educação a distância e educação presencial. Temos que falar em uma educação pública brasileira, que precisa apresentar resultados e quebrar resistências. Pretendemos que a questão da institucionalização saia da pauta para uma opção prática. E a Capes quer ser agente ativo no processo, instituindo um grupo de trabalho pra fazer uma pauta comum para 2017, respeitando autonomia das universidades, mas propondo essa discussão na Agência, nas universidades e no MEC.”

Lenuzza também falou sobre o reestabelecimento da oferta de cursos da UAB. “Este foi o nosso primeiro compromisso. Buscaremos agora manter o edital em andamento e garantir o crescimento.”

RBPG
Como parte das programações da Reunião e dos dez anos da UAB, o coordenador-geral de Programas e Cursos da Diretoria de Educação a Distância da Capes (DED), Luiz Alberto de Rocha Lira, anunciou uma chamada temática da Revista Brasileira de Pós-graduação (RBPG), intitulada "Os Dez Anos do Sistema Universidade Aberta do Brasil e os Caminhos da Educação a Distância". O edital para envio de textos está previsto para ser lançado em outubro.

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Será lançado edital para uma edição da RBPG, com a temática da educação a distância (Foto: Haydée Vieira – CCS/Capes)

A editora responsável pela RBPG, Maria Luiza de Santana Lombas, apresentou a publicação e convidou os presentes a participar com contribuições. “Será uma oportunidade de refletir sobre o tema e ter parte do processo da educação a distância documentado. Teremos grande satisfação em acolher um número referente a um esforço tão grande que é o de levar a educação aos lugares mais distantes deste país.”

Na manhã de terça-feira, também aconteceram duas palestras, onde foram apresentados os temas “A experiência do Mestrado Profissional em Matemática”, ministrada por Marcelo Viana, dirigente do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e idealizador do Mestrado Profissional em Matemática (PROFMAT), e “Projeto ‘Ciência é 10!’ – Curso de Especialização em Ensino de Ciências, conduzida por Ducinei Garcia, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

O evento segue até esta quarta-feira, 28.

(Natália Morato)

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