Sala de Imprensa Sala de Imprensa Notícias Morre Lauro Morhy, ex-reitor da UnB
Homenagem

Morre Lauro Morhy, ex-reitor da UnB

Publicado: Segunda, 18 Julho 2016 11:18

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) informa, com pesar, o falecimento ocorrido na tarde deste domingo, 17 de julho, aos 76 anos, do engenheiro químico e ex-reitor da Universidade de Brasília, Lauro Morhy. O pesquisador graduou-se em Química Industrial / Engenharia Química pela Universidade Federal do Pará (UFPA), tornou-se mestre em Ciências Biológicas (Biologia Molecular) pela Universidade de Brasília (UnB) e doutor em Ciências Biológicas (Biologia Molecular) pela Escola Paulista de Medicina (Unifesp).

18072016 nota lauro

Ao longo dos mais de 40 anos de vida acadêmica na Universidade de Brasília (UnB), Lauro lecionou várias disciplinas nas áreas de Química e Biologia. Entre 1980 e 1985, estudou e determinou, pela primeira vez no Brasil, a estrutura sequencial completa de uma proteína e fundou o Centro Brasileiro de Serviços e Pesquisas em Proteínas no ano de 1981. Em 1987, fundou a Diretoria de Acesso ao Ensino Superior (DAE) da UnB, atual Centro de Seleção e de Promoção de Eventos (Cespe). Como diretor-geral, propôs um novo sistema de seleção de alunos, posteriormente denominado Programa de Avaliação Seriada (PAS).

De 1993 a 1997, foi Decano de Pesquisa e Pós-Graduação da UnB e, de novembro de 1997 a novembro de 2005, esteve à frente da Reitoria da UnB, tornando-se o primeiro reitor reeleito da UnB. Prestou consultorias científicas a diversos órgãos públicos, empresas e fundações, entre eles, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e a Fundação Banco do Brasil (FBB). Foi membro do Conselho da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e presidente da Associação Brasileira de Química, além de membro da Sociedade Brasileira de Química, Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular e da New York Academy of Sciences.

Compartilhe o que você leu