Sala de Imprensa Sala de Imprensa Notícias Doutorado interinstitucional forma 13 doutores no Acre
Dinter

Doutorado interinstitucional forma 13 doutores no Acre

Publicado: Terça, 19 Abril 2016 09:35 , Última Atualização: Terça, 19 Abril 2016 10:17

O doutorado interinstitucional (Dinter) em Educação, realizado pela Universidade Federal do Acre (Ufac), em convênio com a Universidade Federal do Paraná (UFPR), teve sessão solene de encerramento de suas ações no último dia 31 de março, na UFPR, com a formatura de 13 novos doutores.

O Dinter em educação entre Ufac e UFPR foi aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) em 2011 e iniciou as atividades em 2012. Minter e Dinter são turmas de mestrado e de doutorado conduzidas por uma instituição promotora nas dependências de uma instituição de ensino e pesquisa receptora, localizada em regiões, no território brasileiro ou no exterior, afastadas de centros consolidados em ensino e pesquisa.

19042016 foto dinter acre

Quando a proposta foi aprovada, a Ufac dispunha de 28,03% dos docentes com doutorado. O Dinter em Educação atendeu professores dos campi da Ufac em Rio Branco, em Cruzeiro do Sul e do Colégio de Aplicação (CAP), com o objetivo de aprimorar a qualidade do ensino nos cursos de graduação e pós-graduação da Ufac e na educação básica.

Professores e técnico-administrativos da Ufac, professores do CAP e do Instituto Federal de Educação do Acre (Ifac) concorreram ao processo seletivo para o Dinter. Dos 50 inscritos, 13 foram selecionados. O curso terminou no prazo acadêmico estabelecido, com 100% de aproveitamento: os 13 alunos obtiveram aprovação e o título de doutor.

Novo edital
A Capes divulgou na última terça-feira, 12, a Portaria Capes nº 45, de 11 de abril de 2016, que regulamenta a sistemática de apresentação de projetos, avaliação de mérito e início de atividades de turmas de Mestrado Interinstitucional (Minter) e de Doutorado Interinstitucional (Dinter), nacionais e internacionais. O período de submissão de propostas de turmas de programas acadêmicos vai até o dia 10 de maio.

O projeto para turmas Minter ou Dinter podem ser apresentados por programas de pós-graduação nacionais recomendados e reconhecidos com nota igual ou superior a 5. A instituição promotora será responsável por garantir o nível de qualidade das atividades de ensino e pesquisa desenvolvidas por seu programa de pós-graduação na instituição receptora.

Acesse o edital completo do programa. Saiba mais sobre o Minter/Dinter.

(com informações da UFAC)

Compartilhe o que você leu