Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Sala de Imprensa > Notícias > Edital concederá bolsa para pesquisadores lecionarem na França
Início do conteúdo da página
Cátedra Sorbonne

Edital concederá bolsa para pesquisadores lecionarem na França

Publicado: Sexta, 28 Novembro 2014 11:49 | Última atualização: Sexta, 05 Dezembro 2014 09:49

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) publicou nesta sexta-feira, 28, edital da nova cátedra em parceria com e o Polo de Pesquisa e de Ensino Superior Sorbonne Universités, da França. O Edital nº 66/2014 tem como objetivo conceder bolsa a notável pesquisador e professor sênior do Brasil, especialista em qualquer disciplina ou área acadêmica, para lecionar e pesquisar na Sorbonne Universités. Serão concedidas duas bolsas no total.

As atividades da cátedra ocorrerão durante o ano acadêmico de 2015/2016 em uma das instituições participantes da Sorbonne Universités, com duração de um semestre acadêmico (setembro 2015 – fevereiro 2016), e serão realizadas nos idiomas francês ou inglês.

Requisitos
Para se candidatar é necessário ser brasileiro ou estrangeiro com visto de residência permanente no país, com reconhecida competência na área e disponibilidade para as atividades acadêmicas e administrativas atinentes à cátedra; estar em efetivo exercício no magistério da educação superior no momento da seleção, vedada a candidatura por professor aposentado ou com vínculo temporário; estar credenciado como docente e orientador em programa de pós-graduação reconhecido pela Capes; possuir título de doutor há pelo menos cinco anos, contados até a data do último dia de inscrição; possuir atuação acadêmica qualificada e reconhecida competência profissional com produção intelectual consistente; ter fluência em francês ou inglês; não ter sido contemplado anteriormente com bolsa de estudos no exterior na mesma modalidade por agência nacional pública de fomento sob pena de ressarcimento dos valores pagos, monetariamente atualizados.

Inscrições
As inscrições serão gratuitas e feitas exclusivamente pela internet, mediante o preenchimento do formulário de inscrição disponível na página até as 22h, horário oficial de Brasília, do dia 1º de março de 2015.

Acesse o edital.

Fim do conteúdo da página