Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Sala de Imprensa > Notícias > Seminário internacional reúne representantes da academia e empresa para tratar sobre estruturas em aço
Início do conteúdo da página

Seminário internacional reúne representantes da academia e empresa para tratar sobre estruturas em aço

Escrito por Assessoria de Comunicação Social da Capes | Publicado: Sexta, 05 Outubro 2012 10:07 | Última Atualização: Quarta, 21 Mai 2014 20:26

Foi realizado nesta quinta-feira, 4, no edifício-sede da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) a abertura do Seminário Internacional Estruturas em Aço, Ensino e Pesquisa Científica e Tecnológica. Entre os componentes da mesa estavam o presidente da Capes, Jorge Almeida Guimarães, o secretário nacional de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação (MCTI), Álvaro Toubes Prata, e a diretora de Mercado e Economia do Instituto Aço Brasil e do Centro Brasileiro da Construção em Aço (CBCA), Catia Mac Cord Simões Coelho.

seminario-aco-manha-01-2
Abertura de seminário foi realizada por representantes da Capes, do MCTI e do CBCA (Foto: Guilherme Feijó – ACS/Capes)

Guimarães ressaltou a efetividade de seminários como esse na indução à produção científica em áreas ainda pouco desenvolvidas. "A experiência que temos desse tipo de seminário, desenhado a partir de carências em certas áreas, é muito positiva. Em vez de criar um programa de pós-graduação - processo trabalhoso e que demanda tempo - elaboramos um edital com base nas discussões que temos aqui e selecionamos projetos de profissionais já qualificados nessa área", explicou.

seminario-aco-manha-04
Seminário reúne professores, pesquisadores e coordenadores de curso de engenharia civil, mecânica e arquitetura (Foto: Guilherme Feijó – ACS/Capes)

Segundo o presidente, mais de 40 iniciativas em diferentes áreas já percorreram esse caminho e outras já estão em andamento. "Já estamos planejando ações de indução em áreas indicadas pela Petrobras e Marinha, nas quais a Capes contribui com a formação de recursos humanos qualificados", completou. Para ele, a aproximação com instituições estrangeiras de renomada tradição em áreas deficientes, também contribui para alcançar resultados mais expressivos.

seminario-aco-manha-02
Guimarães ressaltou a efetividade de seminários na indução à produção científica em áreas ainda pouco desenvolvidas (Foto: Guilherme Feijó – ACS/Capes)
Além da necessidade de utilização de um recurso ainda pouco aproveitado, porém com grandes possibilidades, Catia Mac Cord frisou o papel do uso do aço no desenvolvimento sustentável do país. "O aço é 100% reaproveitável, por isso não podemos perdê-lo de vista quando se fala em construção sustentável", afirmou.

Painel 1
Na ocasião, foi realizado o painel, Visão e demandas da indústria da construção em aço quanto ao sistema de ensino e pesquisa – integração universidade, empresa e setor público, primeiro de uma série de três que abordarão assuntos como a integração universidade, empresa e setor público na indústria da construção do aço, o ensino das estruturas de aço na engenharia e na arquitetura e as pesquisas nessas áreas.

A exposição de abertura foi feita pelo presidente do American Institute of Steel Construction-AISC, Roger Ferch, que apresentou as principais ações que o instituto realiza no intuito de aproximar e integrar as ações da universidade aos trabalhos realizados na empresa. "Concedemos bolsas de estudo, descontos em manuais de nossa empresa, competições e concursos na área de arquitetura e engenharia que envolvam o aço. Muitas dessas iniciativas podem e devem ser trazidas para o Brasil", disse Ferch.


seminario-aco-manha-03
Primeiro painel abordou visão e demandas da indústria da construção em aço quanto ao sistema de ensino e pesquisa (Foto: Guilherme Feijó – ACS/Capes)

Por meio da participação do CEO of the Steel Construction Institute, Graham Couchman; do professor da universidade de São Paulo (USP), Francisco Ferreira Cardoso, e do presidente da Associação Brasileira da Construção Metálica (ABCEM), Luiz Carlos Caggiano dos Santos, o painel abordou ainda a necessidade de convergência entre as ações e objetivos das empresas e da universidade no que concerne à indução à pesquisa e ao uso do aço, além da qualificação dos profissionais das áreas de engenharia e arquitetura que priorizem o uso do aço.

 

Gisele Novais

Fim do conteúdo da página