Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Sala de Imprensa > Notícias > Intercâmbio Científico Brasil-França recebe inscrições
Início do conteúdo da página

Intercâmbio Científico Brasil-França recebe inscrições

Publicado: Quinta, 28 Abril 2005 21:00 | Última Atualização: Quarta, 21 Maio 2014 19:56
Intercâmbio Científico Brasil-França recebe inscrições

Estão abertas, até 15 de junho, as inscrições para o Programa Capes/Cofecub que tem, entre seus objetivos, o incentivo ao intercâmbio científico entre o Brasil e a França, e o estímulo à formação e ao aperfeiçoamento de pós-graduandos e docentes, dos dois países, nas modalidades de doutorado-sanduíche (estágio de doutorando no exterior) e pós-doutorado.

O programa é desenvolvido em conjunto pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC) e pelo Comitê Français d' Évaluation de la Coopération Universitaire avec le Brésil - Cofecub, apoiando missões de trabalho e bolsas de estudos para brasileiros. Desde sua criação, em 1978, já contribuiu para a formação de aproximadamente mil estudantes. Atualmente, o programa atende 93 bolsistas, e 137 projetos.

De acordo com a responsável pelo programa, Jussara Pereira Prado, técnica da Coordenação Geral de Cooperação Internacional (CGCI/Capes), o Edital 2005 está priorizando algumas áreas temáticas e estimulando a formação de redes de equipes brasileiras associadas com equipes francesas. Ela adianta que a seleção dos projetos é feita durante reunião com representantes da Capes e do Cofecub, realizada todos os anos, de forma alternada, no Brasil e na França.

Caráter inovador - A proposta de projeto a ser apresentada deve estar vinculada a um programa de pós-graduação avaliado pela Capes, preferencialmente com conceitos 5, 6 ou 7; além de contemplar, em especial, a formação de doutorandos e pós-doutores e o aperfeiçoamento de docentes e pesquisadores. A proposta também deve ter caráter inovador, que leve em conta o desenvolvimento da área em nível institucional, regional e nacional e explicite as vantagens trazidas por essa cooperação internacional.

O Edital do programa e outros documentos estão disponíveis no sítio da Capes http://www.capes.gov.br/capes/portal/conteudo/10/CAPES_COFECUB.htm
(Fátima Schenini)

Fim do conteúdo da página