Sala de Imprensa Sala de Imprensa Notícias Capacitação de professores a distância é foco de pesquisas
Formação

Capacitação de professores a distância é foco de pesquisas

Publicado: Domingo, 30 Dezembro 2018 07:00 , Última Atualização: Sexta, 28 Dezembro 2018 13:12

Pesquisadores da Universidade Federal de São Carlos (Ufscar), em São Paulo, criaram uma plataforma para ajudar no desenvolvimento profissional, com apoio técnico-pedagógico, dos professores de ensino a distância.

“Nós pensamos na criação de um site informativo que contém biblioteca com dicas de leituras, tutoriais para ferramenta de web 2.0, dicas de moodle (ambiente virtual de aprendizagem), notícias. Os professores podem pegar dicas sobre como fazer as atividades”, conta a Maria Angélica Zanotto, pesquisadora.

Já na Universidade Federal de São João Del-Rei, em Minas Gerais, preparou um e-book interativo, voltado à capacitação de alunos. Luís Fernando Soares, pesquisador, informa que o projeto traz ambientes de realidade aumentada e virtual para serem usados com conteúdos didáticos de química e biologia. “Nossos aplicativos têm mais imagens, para facilitar a visualização, principalmente para o conteúdo da química e biologia, onde o aluno precisa desse recurso”.

Os dois projetos foram apresentados no 1º Workshop de Inovação da Diretoria de Educação a Distância. Eles possuem código aberto, são financiados pela CAPES e estão disponíveis para uso de alunos e instituições.



(Brasília – Redação CCS/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CCS/CAPES

Compartilhe o que você leu