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Pibid e Residência Pedagógica

CAPES aprova 530 propostas no âmbito dos dois programas

Publicado: Terça, 29 Mai 2018 18:43 , Última Atualização: Quarta, 30 Mai 2018 09:40

Foram divulgados nesta terça-feira, 29, os resultados da primeira e segunda etapas dos editais do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) e do programa de Residência Pedagógica. Foram aprovadas 285 propostas para o Pibid e 245 propostas para o Residência Pedagógica. As instituições habilitadas nesse resultado deverão apresentar o projeto institucional na terceira etapa da seleção.

Confira os resultados do Pibid e Residência Pedagógica.

Educação Básica
Com o objetivo de promover a iniciação do licenciando no ambiente escolar ainda na primeira metade do curso, o Pibid estimula a observação e a reflexão sobre a prática profissional no cotidiano das escolas públicas de educação básica desde o início da jornada do docente. Os selecionados serão acompanhados por um professor da escola e por um docente de uma das instituições de educação superior participantes do programa.

Já o Programa de Residência Pedagógica induz o aperfeiçoamento do estágio curricular supervisionado por meio da imersão do licenciando – que já esteja na segunda metade do curso – em uma escola de educação básica. A imersão deve contemplar, entre outras ações, regência de sala de aula e intervenção pedagógica.

Assim como no Pibid, cada selecionado será acompanhado por um professor da escola com experiência na mesma área de ensino do licenciando e por um docente de instituição de educação superior. Além de assegurar a continuidade do Pibid, os editais propõem o aperfeiçoamento da formação de professores para a educação básica e a valorização dos cursos de licenciatura.

O programa Residência Pedagógica foi instituído em 2018 pela Portaria 38/2018. A finalidade da iniciativa é apoiar instituições de ensino superior na implementação de projetos inovadores que estimulem a articulação entre teoria e prática nos cursos de licenciatura, conduzidos em parceria com as redes públicas de educação básica.

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(Brasília – CCS/CAPES)
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