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Professores de escolas públicas

Publicado: Terça, 15 Julho 2014 07:43 | Última Atualização: Quinta, 02 Outubro 2014 18:08

Esta é uma página dedicada a informar os professores de escolas públicas sobre o Pibid. Mesmo que você não seja um professor, sinta-se convidado a ler as informações a seguir.

Navegue pelo menu à direita se você quiser conhecer as páginas voltadas aos outros participantes, ler sobre legislação e seleções, obter dados sobre o programa, visitar páginas relacionadas ou conferir um calendário de eventos.

Aqui você encontra:

  • Definição de bolsista de supervisor
  • Como posso participar?
  • Principais atribuições
  • Orientações básicas
    • Atuação no projeto
    • Bolsas
    • Verba de custeio
    • Sair do projeto

Definição de supervisor

Supervisor do Pibid (SUP) é o professor da escola de educação básica pública que orienta e viabiliza as atividades dos bolsistas de iniciação à docência (ID) na escola.

Como posso participar do Pibid?

Para participar do Pibid, é necessário participar de uma seleção realizada pela instituição de ensino superior (IES) participante do programa. Confira a lista de IES com projetos aprovados na página Relatórios e Dados, contate o coordenador institucional do projeto (CI) e certifique-se de que sua escola é parceira do programa.

Principais atribuições

Um supervisor tem as seguintes atribuições:

  • Informar à comunidade escolar sobre as atividades do projeto.
  • Elaborar, desenvolver e acompanhar atividades dos bolsistas ID.
  • Controlar a frequência dos bolsistas ID nas atividades.
  • Participar dos seminários de iniciação à docência promovidos pelo projeto.
  • Crie e mantenha atualizado um currículo na Plataforma Freire. Ele costuma ser solicitado por instituições de fomento para inscrição em processos seletivos de auxílios.

Atenção: o bolsista ID não pode assumir as funções de um professor da escola nem realizar atividades administrativas, seja na escola, seja no projeto. Caso você se sinta pressionado a engajar os bolsistas ID em regência de classe, comunique o fato ao CA ou ao CI. Se houver dificuldades de comunicação com os coordenadores, procure a pró-reitoria de ensino ou graduação da IES. Em último caso, comunique a situação à Capes.

Orientações básicas

Atuação no projeto

• Compareça às reuniões convocadas pelos coordenadores e exponha suas expectativas. Assim, será mais fácil definir suas atividades.

• Faça um diário sobre seu período no projeto. Isto vai te ajudar a organizar sua experiência, de modo a ter sempre à mão um rascunho de relatório.

• Seja propositivo. As atividades do Pibid são uma chance de aprendizado conjunto, na qual todos podem contribuir.

• Estimule os alunos da escola a propor atividades. Eles costumam ter boas ideias e muita disposição.

• Busque integrar a comunidade na realização do projeto. Familiares, bibliotecas, postos de saúde, comerciantes, profissionais liberais e agentes de segurança podem contribuir decisivamente para o sucesso das atividades, e também trazer propostas.

Bolsas

• No projeto Pibid, o CI é o responsável pelo cadastramento dos participantes para a concessão de bolsas.

• Confira o estado de sua conta bancária antes de informá-la ao CI.

• Leia as informações sobre pagamento de bolsas na página Documentos. Estar informado evita muitos problemas de pagamento.

• É possível trabalhar e receber a bolsa do Pibid; mas não é possível receber ao mesmo tempo duas bolsas pagas pelo Governo Federal. Portanto, certifique-se de não estar vinculado a um programa de bolsas antes de ingressar no Pibid.

Verba de custeio

• O projeto de sua IES recebe uma verba de custeio. Usada para compra de material de uso corrente, esta verba é gasta conforme o planejamento descrito em um plano de trabalho elaborado anualmente pelo CI com base em demandas dos participantes.

• Para ter acesso ao recurso, organize suas atividades de modo a saber qual material será empregado durante o ano e apresente sua demanda para o CA. Agindo desta forma, suas atividades sempre terão os materiais adequados quando você precisar.

Sair do projeto

• É possível se desligar do programa em qualquer tempo. Contudo, recomendamos que planeje sua saída com ao menos 30 dias de antecedência. Neste período, prepare seu relatório de atividades.

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