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Estudantes de licenciatura

Publicado: Terça, 15 Julho 2014 07:42 | Última Atualização: Quinta, 02 Outubro 2014 18:07

Esta é uma página dedicada a informar os estudantes de licenciatura sobre o Pibid. Mesmo que você não seja um licenciando, sinta-se convidado a ler as informações a seguir.

Navegue pelo menu à direita se você quiser conhecer as páginas voltadas aos outros participantes, ler sobre legislação e seleções, obter dados sobre o programa, visitar páginas relacionadas ou conferir um calendário de eventos.

Aqui você encontra:

  • Definição de bolsista de iniciação à docência
  • Como posso participar?
  • Principais atribuições
  • Orientações básicas
    • Atuação no projeto
    • Bolsas
    • Verba de custeio
    • Sair do projeto

Definição de bolsista de iniciação à docência

Bolsista de iniciação à docência (ID) é o estudante de licenciatura participante do Pibid.

Como posso participar do Pibid?

Para ser bolsista do Pibid, é necessário ser aluno de uma instituição de ensino superior (IES) participante do programa. Confira a lista de IES com projetos aprovados na página Relatórios e Dados, contate o coordenador do subprojeto de sua área de licenciatura, e participe da seleção.

Principais atribuições

O estudante de licenciatura é a principal figura do Pibid, pois o programa foi desenhado para enriquecer sua formação prática. Ao ingressar no Pibid, será necessário:

  • Dedicar ao menos 8 (oito) horas semanais às atividades do projeto
  • Elaborar portfólio com o registro das ações desenvolvidas
  • Apresentar os resultados de seu trabalho no seminário de iniciação à docência promovido pela IES

Atenção: o bolsista ID não pode assumir as funções de um professor da escola nem realizar atividades administrativas, seja na escola, seja no projeto. Caso você se sinta pressionado a exercer estas tarefas, comunique o fato ao CA ou ao CI. Se houver dificuldades de comunicação com os coordenadores, procure sua pró-reitoria de ensino ou graduação. Em último caso, comunique a situação à Capes.

Orientações básicas

Atuação no projeto

• Compareça às reuniões convocadas pelos coordenadores e exponha suas expectativas. Assim, será mais fácil definir suas atividades.

• Faça um diário sobre seu período no projeto. Isto vai te ajudar a construir sua apresentação para o seminário do Pibid.

• Seja gentil com professores, funcionários e alunos da escola. Apesar de você ter boas ideias, é necessário compreender a realidade da escola para que se consiga realizá-las. Pense no Pibid como uma chance de aprendizado conjunto, na qual todos podem contribuir.

• Aproxime-se dos alunos da escola e os convide para propor atividades. Eles costumam ter boas ideias e muita disposição.

• Busque integrar a comunidade na realização do projeto. Familiares, bibliotecas, postos de saúde, comerciantes, profissionais liberais e agentes de segurança podem contribuir decisivamente para o sucesso das atividades, e também trazer propostas.

• Crie e mantenha atualizado um currículo Lattes. Ele costuma ser solicitado por instituições de fomento para inscrição em processos seletivos de auxílios.

• Participe da atualização da página do projeto Pibid na internet, pois isto torna seu trabalho conhecido.

Bolsas

• No projeto Pibid, o CI é o responsável pelo cadastramento dos participantes para a concessão de bolsas.

• Confira o estado de sua conta bancária antes de informá-la ao CI.

• Leia as informações sobre pagamento de bolsas na página Documentos. Estar informado evita muitos problemas de pagamento.

Verba de custeio

• O projeto de sua IES recebe uma verba de custeio. Usada para compra de material de uso corrente, esta verba é gasta conforme o planejamento descrito em um plano de trabalho elaborado anualmente pelo CI com base em demandas dos participantes.

• Para ter acesso ao recurso, organize suas atividades de modo a saber qual material será empregado durante o ano e apresente sua demanda para o CA. Agindo desta forma, suas atividades sempre terão os materiais adequados quando você precisar.

Sair do projeto

• É possível se desligar do programa em qualquer tempo. Contudo, recomendamos que planeje sua saída com ao menos 30 dias de antecedência. Neste período, prepare seu relatório de atividades.

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