Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Educação Básica > Pibid > Coordenadores Institucionais
Início do conteúdo da página

Coordenadores Institucionais do Pibid

Publicado: Quinta, 04 Outubro 2012 14:18 | Última Atualização: Quarta, 05 Novembro 2014 10:49

Esta é uma página dedicada a informar os coordenadores institucionais do Pibid. Mesmo que você não seja um coordenador, sinta-se convidado a ler as informações a seguir.

Navegue pelo menu à direita se você quiser conhecer as páginas voltadas aos outros participantes, ler sobre legislação e seleções, obter dados sobre o programa, visitar páginas relacionadas ou conferir um calendário de eventos.

Aqui você encontra:

  • Definição de coordenador institucional
  • Principais atribuições
  • Orientações básicas
    • Atuação no projeto
    • Bolsas
    • Verba de custeio e prestação de contas
    • Sair do projeto
    • O que fazer ao receber denúncias?

Definição de coordenador institucional

O coordenador institucional (CI) é o gestor de um projeto Pibid em uma instituição de ensino superior.

Principais atribuições

Um CI tem as seguintes atribuições principais:

  • Acompanhar as atividades previstas no projeto
  • Dialogar com a rede pública de ensino
  • Selecionar coordenadores de área
  • Designar a função do coordenador de área de gestão de processos educacionais
  • Cadastrar e atualizar a relação de participantes para o pagamento da bolsa
  • Usar os recursos solicitados para o projeto
  • Prestar contas regularmente

Orientações básicas

Atuação no projeto

• A atuação do CI deve ser a de viabilizar as ações descritas no projeto aprovado, auxiliando os participantes no relacionamento com a Capes, a IES e as escolas. Por isto, sugerimos que CI mantenha contato ao menos semanal com os coordenadores de área, de modo a se manter informado sobre os avanços e as dificuldades dos subprojetos.

• Leia e confira com frequência os documentos relativos ao programa, agrupados na página Documentos. Nela você encontra formulários diversos, decretos e portarias – que definem normas e embasam programa – e manuais de orientação sobre os principais procedimentos de gestão do projeto. Manter abertos todos os manuais durante o período destinado ao gerenciamento pode poupar tempo.

• Seja gentil com professores, funcionários e alunos da escola. Apesar de você ter boas ideias, é necessário compreender a realidade da escola para que se consiga realizá-las. Pense no Pibid como uma chance de aprendizado conjunto, na qual todos podem contribuir.

• Crie um banco de dados eletrônico para registrar dados sobre o projeto: dados de participantes e desempenho dos licenciandos, dados de escolas, produção, aplicação do custeio, contatos. Use programas de planilhas, a exemplo do MS Excel ou do Calc. Este registro vai facilitar seu trabalho no futuro, pois reduz o tempo dedicado a buscar informações, que tendem a se dispersar em um projeto com duração superior a dois anos. Uma boa planilha pode gerar gráficos que ajudem a entender o projeto futuramente, enriquecendo sua experiência.

• Caso seu projeto tenha previsto a criação de uma página na internet, atualize-a com as atividades do projeto. Isto pode tornar sucintos os relatórios de atividades.

• Promova a aproximação entre os participantes, e dê liberdade para que os coordenadores de área proponham e executem atividades, sempre em consonância com o projeto aprovado.

• Mantenha atualizado seu currículo Lattes, pois dele a Capes extrai informações para avaliação do atendimento aos requisitos para participação no Pibid e para acompanhamento rotineiro.

Bolsas

• Uma vez que o CI é o responsável pelo cadastramento dos participantes para a concessão de bolsas, estabeleça um calendário de atualização de informações sobre bolsistas e contas bancárias.

• Confira mais informações sobre cadastro de bolsistas e pagamento de bolsas na página Documentos, seção 2 – Cadastro de bolsistas e pagamento de bolsas.

• Este é o calendário de gerenciamento do SAC e do pagamento de bolsas:

AtividadeData
Abertura do SAC para gerenciamento pelo coordenador institucional De 1º a 14 de cada mês
Pagamento dos bolsistas Pibid pela Capes Até dia 10 de cada mês
Pagamento das bolsas estornadas Até dia 10 de cada mês
Pagamento das bolsas retroativas Até dia 10 de cada mês
Verba de custeio e prestação de contas

• Use o plano de trabalho como referência para seus gastos. A cada ano será possível propor alterações ao plano.

• Confira mais orientações de uso dos recursos na página Documentos, seção 3 – Recursos de custeio e capital e na página do Auxílio Financeiro a Projeto Educacional ou de Pesquisa – AUXPE

• No Sistema de Prestação de Contas – Siprec, cadastre informações sobre o uso dos recursos anualmente. Para evitar acúmulo, faça atualizações mensais.

Sair do projeto

• É possível se desligar do programa em qualquer tempo. Contudo, planeje sua saída com ao menos 60 dias de antecedência. Neste período, organize a transição da seguinte forma: indique um novo CI para avaliação da Capes; faça as compras necessárias para um período de 30 dias; instrua o novo CI sobre o estado das atividades do projeto; organize a prestação de contas. Uma transição sem distúrbios impacta positivamente na avaliação do programa.

• Proceda conforme as orientações da página Documentos, seção 4 – troca de coordenador institucional.

• O projeto Pibid é institucional. Isto quer dizer que ele é uma iniciativa da instituição como um todo, e não se inicia novamente quando um novo coordenador o assume.

• Lembramos que sair entre novembro e janeiro pode deixar o programa sem recursos de custeio, pois este é o período em que habitualmente o orçamento federal está em votação.

O que fazer ao receber denúncias?

• Caso receba denúncias, registre o ocorrido para lembrança futura e escute os envolvidos. O ideal é resolver conflitos evitando sanções; mas, quando necessário, emita uma justificativa e a registre no seu banco de dados. Questões mais graves devem ser encaminhadas à instância superior à qual está vinculado ao projeto (habitualmente, pró-reitoria de ensino ou graduação).

Fim do conteúdo da página