Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Educação Básica > Pibid > Professores de licenciatura
Início do conteúdo da página

Professores de licenciatura

Publicado: Terça, 15 Julho 2014 07:44 | Última Atualização: Quinta, 02 Outubro 2014 18:10

Esta é uma página dedicada a informar os professores dos cursos de licenciatura sobre o Pibid. Mesmo que você não seja um professor, sinta-se convidado a ler as informações a seguir.

Navegue pelo menu à direita se você quiser conhecer as páginas voltadas aos outros participantes, ler sobre legislação e seleções, obter dados sobre o programa, visitar páginas relacionadas ou conferir um calendário de eventos.

Aqui você encontra:

  • Definição de coordenador de área
  • Como posso participar?
  • Principais atribuições
  • Orientações básicas
    • Atuação no projeto
    • Bolsas
    • Verba de custeio e prestação de contas
    • Sair do projeto
    • O que fazer ao receber denúncias?

Definição de coordenador de área

O coordenador de área (CA) é o gestor de um subprojeto Pibid em uma instituição de ensino superior. Já o coordenador de área de gestão de processos educacionais (CG) é o auxiliar do coordenador institucional (CI).

Como posso participar do Pibid?

Para ingressar no Pibid, é necessário ser professor de uma IES participante do programa. Confira a lista de IES com projetos aprovados na página Relatórios e Dados, contate o CI e discuta uma proposta de atividades. Caso sua IES ainda não faça parte do Pibid, procure sua pró-reitoria de ensino ou graduação e se informe sobre a existência de um projeto a ser submetido à Capes. Seleções de novos projetos e alterações de projetos em vigor são realizadas anualmente a partir de 2014.

Principais atribuições

Um CA tem as seguintes atribuições principais:

• Acompanhar as atividades previstas no subprojeto
• Dialogar com a rede pública de ensino
• Integrar comissões de seleção de supervisores e bolsistas de iniciação à docência
• Informar ao CI alterações na relação de participantes para o pagamento da bolsa
• Apresentar ao CI relatórios periódicos sobre o subprojeto

A atribuição principal do CG é apoiar o CI na gestão do projeto. Portanto, a natureza deste apoio deve ser definida quando o CG assumir sua função.

Orientações básicas

Atuação no projeto

• A atuação do CA deve ser a de propor e desenvolver as ações do projeto aprovado. Por isto, sugerimos que o CA mantenha contato regular ao menos semanal com licenciandos, supervisores e CI, de modo a manter o fluxo de informação sobre os avanços e as dificuldades dos subprojetos.

• O CG divide funções com o CI. Portanto, sua atuação será semelhante à do gestor do projeto. Confira as orientações para atuação na página do CI.

• Leia e confira com frequência os documentos relativos ao programa, agrupados na página Documentos. Nela você encontra formulários diversos, decretos e portarias – que fundamentam o programa – e manuais de orientação sobre os principais procedimentos de gestão do projeto. Manter abertos todos os manuais durante o período destinado ao gerenciamento pode poupar tempo.

• Crie um banco de dados eletrônico para registrar o projeto: dados de participantes e desempenho dos licenciandos, dados de escolas, produção, aplicação do custeio, contatos. Use programas de planilhas, a exemplo do MS Excel ou do Calc. Este registro vai facilitar seu trabalho no futuro, pois reduz o tempo dedicado a buscar informações, as quais tendem a se dispersar em um projeto com duração superior a dois anos. Uma boa planilha pode gerar gráficos que ajudem a entender o projeto futuramente, enriquecendo sua experiência.

• Crie um ambiente de interação entre os participantes, e dê liberdade para os licenciandos e supervisores proporem e executarem atividades, tendo como referência o projeto aprovado.

• Mantenha atualizado seu currículo Lattes, pois dele a Capes extrai informações para avaliação do atendimento aos requisitos para participação no Pibid e para acompanhamento rotineiro.

Bolsas

• No projeto Pibid, o CI é o responsável pelo cadastramento dos participantes para a concessão de bolsas. Elabore um calendário de atualização de informações sobre bolsistas e contas bancárias e mantenha o CI sempre informado.

• Confira mais informações sobre cadastro de bolsistas e pagamento de bolsas na página Documentos.

Verba de custeio e prestação de contas

• Organize a demanda de material que será utilizado todo o ano para ajudar no planejamento do projeto institucional, com base no plano de trabalho, e informe-a ao CI.

• Se receber devolução de recurso não usado (como diárias e passagens devolvidas), devolva-o ao CI diretamente. Não faça depósitos na conta do projeto.

• Confira mais orientações de uso dos recursos na página Documentos e na página do Auxílio Financeiro a Projeto Educacional ou de Pesquisa – AUXPE

• O responsável pela prestação de contas é o CI, que o fará no Sistema de Prestação de Contas – Siprec

Sair do projeto

• É possível se desligar do programa em qualquer tempo. Contudo, recomendamos que planeje sua saída com ao menos 60 dias de antecedência. Neste período, instrua o novo CA sobre o estado das atividades do subprojeto.

O que fazer ao receber denúncias?

• Caso receba denúncia, informe-a imediatamente ao CI. Tente resolver conflitos evitando sanções e buscando o diálogo.

Fim do conteúdo da página