Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Educação a Distância
Início do conteúdo da página

Educação a Distância

Universidade Aberta do Brasil

O Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) foi instituído pelo Decreto n° 5.800, em 08 de junho de 2006, para "o desenvolvimento da modalidade de educação a distância, com a finalidade de expandir e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior no País". Trata-se de um sistema integrado por universidades públicas que oferece cursos superiores por meio da educação a distância (EaD), prioritariamente, para a formação inicial e continuada dos professores da educação básica, assim como, dirigentes, gestores e trabalhadores em educação dos estados, municípios e do Distrito Federal. Atualmente, o Sistema UAB conta com 109 Instituições Públicas de Ensino Superior (IPES), ofertando 800 cursos em 771 polos (dados atualizados em jan/2018).

Os Polos UAB são mantidos em regime de colaboração por estados e, especialmente municípios, visando garantir o apoio acadêmico, tecnológico e administrativo às atividades de ensino-aprendizagem.

Clique para conhecer mais sobre o Sistema.

topo uab

Mestrados Profissionais em Rede Nacional

Os programas de Mestrado Profissional para Qualificação de Professores da Rede Pública de Educação Básica – ProEB têm por objetivo a formação continuada stricto sensu dos professores em exercício nas redes públicas de educação básica em todo o território nacional.

Essa iniciativa é uma parceria entre a CAPES e Instituições associadas responsáveis pela implantação e execução de cursos nacionais, em áreas de concentração e temáticas vinculadas diretamente à melhoria da Educação Básica.

A CAPES apoia essa iniciativa mediante a concessão de bolsas aos professores em exercício da docência na rede pública de educação básica e no fomento às IPES integrantes, destinado ao custeio das atividades acadêmicas dos cursos.

Com cursos semipresenciais, cada programa possui um comitê gestor nacional, que é o responsável pela gestão e pela proposta pedagógica.

Acesse aqui para saber mais sobre cada curso.

Fim do conteúdo da página