Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

ProFis

Publicado: Quarta, 02 Outubro 2013 15:16 | Última Atualização: Segunda, 02 Fevereiro 2015 13:44
Acesse o site do Profis.

Apresentação

O Programa de Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física — MNPEF (ProFis) é, como sugere o título, um programa nacional de caráter profissionalizante voltado a professores de ensino médio e fundamental com vistas a melhorias para o ensino de física no país. É uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Física (SBF) e será por ela coordenado. Neste momento inicial, conta também com a participação de várias instituições de ensino superior que constituem 21 polos regionais onde ocorrerão as atividades de ensino e desenvolvimento do Programa.

O curso

As atividades serão primordialmente presenciais e deverão estar estruturadas de modo a permitir que os mestrandos sejam, prioritariamente, professores da educação básica. O MNPEF é voltado para professores em serviço, que deverão continuar em serviço durante o mestrado.

Os 21 polos onde serão desenvolvidas atividades curriculares estão espalhados em todas as regiões do país, mas a grade curricular será basicamente a mesma em todos. Haverá, no âmbito da SBF, um Conselho de Pós-Graduação e uma Comissão de Pós-Graduação que centralizarão respectivamente as decisões estratégicas e acadêmicas, que serão comuns em todos os pólos.

Prevê-se que o aluno do MNPEF deva concluir o curso em 24 meses, durante os quais os professores participantes cursarão o equivalente a sete disciplinas de pós-graduação de 4 créditos e produzirão um trabalho de conclusão do mestrado sob a orientação de um professor doutor credenciado no programa e indicado como orientador pela Comissão de Pós-Graduação.

Objetivo do curso

Capacitar, em nível de mestrado, uma grande fração de professores da educação básica quanto ao domínio de conteúdos atualizados de física e de técnicas atuais de ensino para aplicação em sala de aula como, por exemplo, estratégias que utilizem recursos de mídia eletrônica, tecnológicos e/ou computacionais para motivação, informação, experimentação e demonstrações de diferentes fenômenos físicos.

As linhas de pesquisa

As linhas de pesquisa do MNPEF são, preliminarmente, três, dentro das quais deverão ser conduzidas as atividades que gerarão os produtos educacionais.

  • Física no Ensino Médio: atualização do currículo de Física de modo a contemplar resultados e teorias da Física Contemporânea visando uma compreensão adequada das mudanças que esses conhecimentos provocaram e provocarão na vida dos cidadãos.
  • Física no Ensino Fundamental: desenvolvimento de produtos e formas de abordar conteúdos de Física adequados a estudantes do ensino fundamental, de maneira integrada a outras disciplinas.
  • Processos de Ensino e Aprendizagem e Tecnologias de Informação e Comunicação no Ensino de Física: desenvolvimento de produtos e processos de ensino e aprendizagem que utilizem tecnologias de informação e comunicação tais como aplicativos para computadores, mídia para tablets, plataformas para simulação e modelagem computacionais, aquisição automática de dados, celulares e redes sociais.

Todas estas linhas estão inseridas na área de concentração "Física na Educação Básica".

Fim do conteúdo da página