Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Cooperação internacional > Itália > DESATIVADO - Capes-ICRAnet
Início do conteúdo da página

Capes-ICRAnet - DESATIVADO

Publicado: Quinta, 09 Maio 2013 18:11 | Última Atualização: Quarta, 25 Janeiro 2017 15:39
Programa Desativado

Capes e ICRANet

Em função da inclusão do Brasil na rede do Centro Internacional de Astrofísica Relativística (ICRANet), em 2007, foram assinados vários acordos entre a ICRANet e Universidades e Centros de Pesquisa no Brasil e na América Latina, assim como, foi inaugurada a sede ICRANet-Rio.

Foi assinado Memorando de Entendimento com o objetivo de desenvolver a pesquisa em Astrofísica Relativística e Cosmologia entre o Brasil e centros acadêmicos em países membros da ICRANet. A partir desse acordo, Foram estabelecidos os seguintes programas:

Programa de Doutorado Pleno Capes-ICRANet

Anualmente, cinco bolsas de estudos serão oferecidas para estudantes brasileiros realizarem o doutorado pleno no exterior. Cada bolsa terá duração de até 3 anos e o título será concedido pelas instituições acadêmicas participantes no programa. As inscrições estarão abertas até 20 de agosto e as bolsas terão início a partir de setembro de cada ano. Além dessas bolsas, anualmente, haverá a oferta de bolsas de Doutorado Sanduíche por meio do Programa Erasmus Mundus, cujas inscrições encerram em fevereiro, e a chamada tradicional do Programa IRAP PhD (International Relativistic Astrophysics), cujas inscrições encerram 30 de setembro.

O link de inscrições está disponível no endereço: http://www.icranet.org/index.php?option=com_content&task=view&id=721

Programa de Pesquisador Visitante Estrangeiro Capes-ICRANet

O programa objetiva selecionar pesquisadores sênior de centros ICRANet na Ásia, Europa e Estados Unidos que visitarão universidades e centros de pesquisa brasileiros. Este programa é direcionado àqueles cientistas que realizaram contribuições fundamentais, reconhecidas internacional, no campo da astrofísica relativística e cosmologia. Cada visitante terá projetos vigentes por até 3 anos, podendo permanecer no país até 3 meses ao ano. Anualmente, cinco vagas serão disponibilizadas e as inscrições ocorrerão em fluxo contínuo.

O link de inscrições está disponível no endereço: http://www.icranet.org/index.php?option=com_content&task=view&id=721

Programa de Estágio Sênior Capes-ICRANet

Foi estabelecido programa de estágio sênior para professores e pesquisadores brasileiros em centros de pesquisa ICRANet. Durante sua permanência, os cientistas visitarão universidades e centros de pesquisa associados ao Programa de Pós-Graduação Internacional de Astrofísica Relativística (IRAP PhD). Propostas com foco em pesquisa teórica e de observação em centros ICRANet são desejadas. São encorajadas, especialmente, atividades de pesquisa em sinergia com o Programa de Pós-Graduação IRAP PhD por meio da interação de alunos de doutorado com docentes do programa. Anualmente, cinco bolsas serão ofertadas, com duração de até um ano. As inscrições ocorrerão em fluxo contínuo.

O link de inscrições está disponível no endereço: http://www.icranet.org/index.php?option=com_content&task=view&id=721

Programa de Estágio Pós-Doutoral Capes-ICRANet

Anualmente, serão oferecidas quatro vagas de estágio pós-doutoral, com duração de até dois anos. As inscrições estarão abertas até 1 de setembro. Os beneficiados realizarão pesquisa em qualquer centro ICRANet e em instituições associadas à ICRANet e/ou aos cientistas da ICRANet. Propostas relacionadas a atividades teóricas e de observação ou de análise de dados em astrofísica relativística e cosmologia são desejadas.

O link de inscrições está disponível no endereço: http://www.icranet.org/index.php?option=com_content&task=view&id=721

Fim do conteúdo da página